Semana “Laudato Si” dá lugar a Ano “Laudato Si”

Trata-se de uma iniciativa do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral que até 2021 pretende promover vários encontros sobre a “ecologia integral”.

No dia em que se completaram cinco anos sobre a assinatura da Encíclica “Laudato Si” (24 de maio) começou um Ano Especial dedicado a este documento Papal. 

Trata-se de uma iniciativa do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral que até 2021 pretende promover vários encontros sobre a “ecologia  integral”. 

O objetivo principal “é  propor um compromisso público comum com a sustentabilidade total a ser alcançada em sete anos”, adianta o portal Vatican News que acrescenta que, neste ano, “estão envolvidas famílias, dioceses, ordens religiosas, universidades, escolas unidades de saúde, mas também o mundo dos negócios, com especial atenção às empresas agrícolas”.

A encíclica “Laudato Si” foi assinada a 24 de maio de 2015, Solenidade do Pentecostes, e divulgada em 18 de junho do mesmo ano. 

De 17 a 24 de maio o Papa convidou os católicos a assinalarem a data com uma Semana “Laudato Si”. 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Retalhos de amor que dão vida

No Centro de Cooperação Familiar | Lar Betânia, em Fátima, as marchas dos Santos Populares não são apenas uma festa: são um encontro de memórias e afetos que continuam a dar vida aos dias. Este ano, sob o lema “Vidas com História – Retalhos de Amor”, os utentes desfilaram no espaço exterior da instituição levando consigo meses de dedicação, figurinos feitos em conjunto e, sobretudo, pedaços das suas próprias histórias. São fragmentos de coragem, perdas, fé e superação que emocionaram colaboradores e famílias.

Ler Mais >>

Férias com afetos

As férias passam depressa, mas aquilo que vivemos em família permanece. Neste verão, queremos mais do que destinos e fotografias: queremos pais e filhos juntos, presentes, atentos uns aos outros, a criar memórias que o tempo não apaga. Porque as melhores férias são sempre as que fortalecem o afeto que nos une.

Ler Mais >>

A Santa Sé perante a crise do multilateralismo

Num tempo em que o multilateralismo parece perder fôlego perante a fragmentação global, Murillo Missaci propõe uma leitura do papel da Santa Sé na diplomacia contemporânea. Sem depender de poder económico ou militar, o Vaticano mantém-se como voz de diálogo e de equilíbrio, recordando que a credibilidade das instituições internacionais nasce da fidelidade à pessoa humana e da perseverança na cooperação.

Ler Mais >>

A secularidade consagrada refrescada pela ‘Magnifica Humanitas’ de Leão XIV

A secularidade consagrada ganha hoje um novo fôlego, iluminada pela visão humanista e missionária da ‘Magnifica Humanitas’. Num tempo marcado pela busca de sentido, pela necessidade de diálogo e pela urgência de reconstruir vínculos humanos, os consagrados seculares surgem como testemunhas de uma Igreja que se faz próxima e que assume a missão de humanizar cada espaço onde a vida acontece.

Ler Mais >>

Livros e leituras

A leitura acompanha Juan Ambrosio no trabalho e na vida, mas ganha novo sentido nos momentos partilhados com o neto. Entre livros que alargam o pensamento e histórias que despertam a imaginação, Juan Ambrosio sublinha a importância de criar nas crianças o gosto pelos livros.

Ler Mais >>