Hospital pediátrico da Santa Sé realizou operação inédita para separar gémeas siamesas

Ervina e Prefina, com 2 anos de idade, são naturais da República Centro-Africana e partilhavam grande parte do sistema nervoso e vascular.

O Hospital pediátrico da Santa Sé, ‘Bambino Gesù’, informou esta terça feira (7 julho) ter realizado com sucesso uma operação para separar gémeas siamesas unidas pela cabeça.

Ervina e Prefina, com 2 anos de idade, são naturais da República Centro-Africana e partilhavam grande parte do sistema nervoso e vascular.

Esta foi a primeira operação do tipo realizada na Itália, após mais de um ano de estudos e três fases cirúrgicas.

A separação final foi realizada no dia 5 de junho e poucas semanas depois as crianças puderam festejar o seu segundo aniversário de vida.

O médico Carlo Efisio Marras, responsável pelo Departamento de Neurocirurgia do hospital romano, fala de um caso “muito raro” e desafiante.

“O nosso objetivo era muito ambicioso: salvar as duas meninas e em perfeitas condições”, assinalou, em declarações ao portal ‘Vatican News’.

A mãe das meninas deixou um agradecimento especial ao Papa “pelo que fez e continua a fazer” pelas crianças de Bangui e confessou um desejo: que as suas filhas possam ser batizadas por Francisco.

Foi no hospital fundado pelo Papa Francisco em Bangui, capital da República Centro-Africana, que Mariella Enoc, diretora do Hospital ‘Bambino Gesù’, conheceu as gémeas recém-nascidas.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>