Hospital pediátrico da Santa Sé realizou operação inédita para separar gémeas siamesas

Ervina e Prefina, com 2 anos de idade, são naturais da República Centro-Africana e partilhavam grande parte do sistema nervoso e vascular.

O Hospital pediátrico da Santa Sé, ‘Bambino Gesù’, informou esta terça feira (7 julho) ter realizado com sucesso uma operação para separar gémeas siamesas unidas pela cabeça.

Ervina e Prefina, com 2 anos de idade, são naturais da República Centro-Africana e partilhavam grande parte do sistema nervoso e vascular.

Esta foi a primeira operação do tipo realizada na Itália, após mais de um ano de estudos e três fases cirúrgicas.

A separação final foi realizada no dia 5 de junho e poucas semanas depois as crianças puderam festejar o seu segundo aniversário de vida.

O médico Carlo Efisio Marras, responsável pelo Departamento de Neurocirurgia do hospital romano, fala de um caso “muito raro” e desafiante.

“O nosso objetivo era muito ambicioso: salvar as duas meninas e em perfeitas condições”, assinalou, em declarações ao portal ‘Vatican News’.

A mãe das meninas deixou um agradecimento especial ao Papa “pelo que fez e continua a fazer” pelas crianças de Bangui e confessou um desejo: que as suas filhas possam ser batizadas por Francisco.

Foi no hospital fundado pelo Papa Francisco em Bangui, capital da República Centro-Africana, que Mariella Enoc, diretora do Hospital ‘Bambino Gesù’, conheceu as gémeas recém-nascidas.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Sempre o mesmo e sempre diferente Natal

“O Natal, cada Natal mostra-nos que cada homem tem a dignidade de ‘filho de Deus’ e como tal deve ser amado e respeitado. O Natal desafia-nos a tornar-nos semelhantes a Jesus na prática do amor e da justiça, fazendo o bem, construindo a paz”. O Natal nas palavras de Otávio Morgadinho.

Ler Mais >>

Os nossos ‘maiores’

A sociedade conseguiu aumentar a esperança média de vida, mas ainda não se organizou para dar resposta a essa realidade. “O que fazer com os nossos ‘maiores’?” é a pergunta deixada por Juan Ambrosio que convida à reflexão.

Ler Mais >>

Pedagogia Natalícia, simples, fácil e atual

A azáfama que antecede o Natal é também uma caminhada para a sua vivência em família, na escola e na sociedade em geral. Goretti Valente convida-nos a uma reflexão sobre os temas humanistas que brotam da História de Belém para que a Paz seja o “verdadeiro presente”.

Ler Mais >>

Bom dia, meu irmão!

Jorge Cotovio andou por terras de missão. Passou duas semanas na missão católica da cidade das Neves, distrito de Lembá, em S. Tomé e Príncipe, a cargo das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição – CONFHIC. Uma experiência que partilhou no Jornal da Família.

Ler Mais >>

Gestão do stress

“Comportamentos vitamina geram energia positiva, tão necessária para que as famílias enfrentem, com ânimo, as tribulações com que estamos confrontados”, afirma Frutado Fernandes num artigo que nos ajuda a compreender o stress.

Ler Mais >>