Hospital pediátrico da Santa Sé realizou operação inédita para separar gémeas siamesas

Ervina e Prefina, com 2 anos de idade, são naturais da República Centro-Africana e partilhavam grande parte do sistema nervoso e vascular.

O Hospital pediátrico da Santa Sé, ‘Bambino Gesù’, informou esta terça feira (7 julho) ter realizado com sucesso uma operação para separar gémeas siamesas unidas pela cabeça.

Ervina e Prefina, com 2 anos de idade, são naturais da República Centro-Africana e partilhavam grande parte do sistema nervoso e vascular.

Esta foi a primeira operação do tipo realizada na Itália, após mais de um ano de estudos e três fases cirúrgicas.

A separação final foi realizada no dia 5 de junho e poucas semanas depois as crianças puderam festejar o seu segundo aniversário de vida.

O médico Carlo Efisio Marras, responsável pelo Departamento de Neurocirurgia do hospital romano, fala de um caso “muito raro” e desafiante.

“O nosso objetivo era muito ambicioso: salvar as duas meninas e em perfeitas condições”, assinalou, em declarações ao portal ‘Vatican News’.

A mãe das meninas deixou um agradecimento especial ao Papa “pelo que fez e continua a fazer” pelas crianças de Bangui e confessou um desejo: que as suas filhas possam ser batizadas por Francisco.

Foi no hospital fundado pelo Papa Francisco em Bangui, capital da República Centro-Africana, que Mariella Enoc, diretora do Hospital ‘Bambino Gesù’, conheceu as gémeas recém-nascidas.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Família: compromisso e lugar de esperança para transformar o mundo

Cerca de 20 casais reuniram-se em Fátima, nos dias 21 e 22 de março, para um retiro promovido pelo Movimento por um Lar Cristão (MLC), centrado na reflexão e vivência da família. Orientado pelo teólogo Juan Ambrosio, o encontro, sob o tema “Olhar, pensar e celebrar a família”, desafiou os participantes a aprofundar o papel do matrimónio cristão como fonte de esperança, sublinhando também a urgência de uma Igreja que acompanhe todas as famílias a partir da realidade concreta em que se encontram.

Ler Mais >>

A beleza emotiva da Via-Sacra

A Basílica de São Pedro, no Vaticano, recebeu durante esta Quaresma uma coleção de quadros que representam as catorze estações da Via-Sacra. Para Cristiano Cirillo que visitou a exposição, as obras da autoria do jovem artista suíço Manuel Dürer, transformam uma narrativa religiosa numa experiência visual e emocional.

Ler Mais >>

Palavras de Paz

Num tempo marcado por discursos e imagens de guerra, Juan Ambrosio lembra-nos que a paz começa nas palavras pela capacidade que têm de “construir pontes, promover a reconciliação, abrir novos horizontes, ensaiar novas possibilidades”.

Ler Mais >>

‘Amoris Laetitia’: 10 anos a transformar o olhar sobre a família

A Exortação ‘Amoris Laetitia’ continua a marcar uma mudança na forma como a Igreja olha para a família, ao colocar o amor e a misericórdia no centro da vida familiar e pastoral. Dez anos depois, o teólogo Juan Ambrosio destaca a atenção crescente à diversidade das famílias e o esforço das comunidades cristãs em caminhar com a realidade concreta de cada uma, aproximando-a do ideal proposto pelo Evangelho.

Ler Mais >>