Em início de novo ano letivo “somos chamados a reinventar-nos e a renovar a esperança”

“Somos chamados a reinventar-nos e a renovar a esperança”, apela a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé numa mensagem aos educadores cristãos.

Em início de ano letivo D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, afirma que este é “um tempo de (re)encontro pessoal que merece ser preparado para melhor acolher a fragilidade humana”. No início de uma nova etapa educativa é preciso “saber interpretar os sinais destes tempos” e “somos chamados a reinventar-nos e a renovar a esperança que brota do encontro com Cristo”, afirma o também bispo de Aveiro. 

D. António Moiteiro recorda os tempos que vivemos, marcados pela pandemia Covid-19, que trouxeram “desafios que vieram requerer uma entrega e uma criatividade renovadas, traduzidas numa adequação, recriação e reinvenção dos processos formativos”.

“As circunstâncias são ainda de incerteza”, adianta a Comissão Episcopal da Educação Cristão que pede aos educadores para estarem atentos e abertos à voz do Espírito” em “atitude vigilante e de serviço” para que “os desafios sociais e de aprendizagem” sejam acolhidos e interpretados à luz do Evangelho. 

 
A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé agradece às comunidades cristãs e seus pastores, às famílias cristãs, aos catequistas, aos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica, às Escolas Católicas e aos educadores cristãos em geral o “empenho” e “entusiasmo no anúncio e na vivência da mensagem cristã” junto das crianças, adolescentes e jovens, através dos meios online, durante o tempo em que não foi possível o contacto pessoal.

“Unidos na oração e na missão, saberemos encontrar os meios adequados para continuar a tarefa evangelizadora e educativa a que somos convocados”, conclui a mensagem da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>