Cuidar dos outros e da Terra vai dinamizar ano pastoral dos Focos de Esperança

Focos de Esperança: “Levanta-te! Escuta e cuida” é o lema que terá como objetivo “Renovar o Coração Cuidar a Criação” .

O movimento juvenil ligado ao Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), Focos de Esperança, apresentou o plano pastoral para o próximo ano. “Levanta-te! Escuta e cuida” é o lema que terá como objetivo “Renovar o Coração Cuidar a Criação”, um pressuposto que irá dinamizar a reflexão e a ação da juventude blasiana num ano atípico, onde o agendamento de atividades presenciais estará muito dependente da evolução da pandemia.

Partindo do lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1,39), e do tema para este ano do ISCF, «Escutai! Deixai-vos transformar pelo Espírito», os jovens Focos acreditam que a renovação do coração acontece se nos “levantarmos da indiferença que nos torna surdos às necessidades dos nossos irmãos”.

E em ano dedicado, pela Santa Sé, à defesa e proteção da Casa Comum, cinco anos depois da publicação da Laudato si, o objetivo “Renovar o Coração Cuidar da Criação” é “um incentivo a impelir ao compromisso pessoal e de grupo, na construção de uma ecologia integral”.

“A saída apressada de Maria e a sua solicitude materna são a lógica inspiradora deste plano”, pode ler-se no documento programático para o novo ano pastoral, e serão estes pressupostos que irão impelir os jovens a ‘cuidar dos outros e da Terra’, como duas realidades inseparáveis. “Não se pode proteger a Terra e desproteger a vida humana”, afirmam os Focos de Esperança.

O novo ano pretende, assim, assentar em três pilares: “Com Maria aprendemos a oferecer-nos a Deus para o cuidado dos irmãos”; “A consciência de que por desígnio de Deus a pessoa humana é ‘guardiã’ da criação”; “A consciência de que enquanto Focos de Esperança, ‘somos chamados a acender estrelas na noite de outros jovens’ (cf. Christus Vivit, nº 33)”.

Ao longo do próximo ano haverá espaço para refletir sobre outros temas: Existir ou Viver? – Arriscar SER, Cuidar e deixar-se cuidar; Vida: dom e compromisso; A vocação cristã e o compromisso missionário – viver desperto!; e Sê guardião da vida e da “casa comum” = ecologia integral.

Os jovens Focos de Esperança comprometem-se a cultivar a virtude da Esperança e a testemunhá-la no mundo atual, a participar nas atividades paroquiais, diocesanas e nacionais da Pastoral Juvenil, a promover a realização de iniciativas mentoras de esperança e solidariedade e a envolver-se no crescimento do próprio grupo Focos de Esperança.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

MLC reforça presença na Diocese do Funchal

Equipa Nacional do MLC esteve na Madeira para conhecer de perto a realidade das famílias locais e articular trabalho com os núcleos MLC ali presentes. O objetivo foi reforçar a presença do Movimento na Diocese do Funchal.

Ler Mais >>

A vida nascente (e mais uma mãe para a cadeia…)

Educação para o respeito integral pela vida humana, desde a conceção à morte, e educar para a sexualidade e para o amor/afetos. As premissas de Jorge Cotovio que devem estar no coração de todas as famílias para um novo ano de renovada esperança.

Ler Mais >>

Resiliência

Num mundo acelerado, onde a pressa mina a capacidade de esperar e enfrentar contrariedades, a resiliência torna-se vital. Furtado Fernandes aponta caminhos práticos para fortalecer essa força interior tão necessária ao quotidiano.

Ler Mais >>

Uma paz desarmada e desarmante

As primeiras palavras de um Papa nunca são apenas protocolares: são sinais, intenções e caminhos. Ao proclamar “A paz esteja convosco”, na sua primeira bênção Urbi et Orbi, o Papa Leão XIV apontou desde logo um caminho. Um caminho de uma paz desarmada e desarmante. É a partir dessa paz, retomada na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2026 e iluminada pelo mistério do Natal, que somos convidados, por Juan Ambrosio, a repensar a forma como a acolhemos, a vivemos e a testemunhamos no mundo de hoje.

Ler Mais >>