Programa Alimentar Mundial é Prémio Nobel da Paz 2020

“A alimentação é a melhor vacina contra o caos”, afirmou a presidente do Comité Nobel, Berit Reiss-Anderseno. (Foto: Roberto Schmidt/AFP)

O Prémio Nobel da Paz foi  este ano atribuído ao Programa Alimentar Mundial (PAM),pelos esforços no combate à fome, pela contribuição para melhorar as condições de paz em zonas de conflito e por agir como uma força motriz nos esforços para evitar a utilização da fome como arma de guerra”, justificou o comité Nobel.

“A alimentação é a melhor vacina contra o caos”, afirmou a presidente do Comité, Berit Reiss-Anderseno. Com esta distinção, o Comité norueguês quis focar o olhar do mundo “para os milhões de pessoas que passam fome” no mundo.

O Programa Alimentar Mundial “assume um papel-chave na promoção da cooperação internacional e em transformar a segurança alimentar num instrumento de paz; contribui diariamente para defender a fraternidade entre nações a que Alfred Nobel se refere no seu testamento”, afirmou ainda Berit Reiss-Anderseno.

Para a agência das Nações Unidas  foi um “momento de orgulho”, afirmou o porta-voz do PAM, Tomson Phiri, numa conferência de imprensa em Genebra.

“A candidatura em si foi suficiente, mas prosseguir e ser nomeado vencedor do Prémio Nobel da Paz é nada menos do que uma façanha”, acrescentou, referindo-se ao trabalho da agência no fornecimento de alimentos durante a pandemia de Covid-19, numa altura em que as companhias aéreas não voavam.

Fomos “além do esperado”, sublinhou Tomson Phiri.

Fundado em 1961, o PAM tem sede em Roma e é totalmente financiado por contribuições voluntárias. No ano passado, distribuiu 15 mil milhões de refeições e assistiu 97 milhões em 88 países.

A organização diz, contudo, que estes números representam apenas uma fração das necessidades totais.

O Programa foi o escolhido dentre 318 candidatos, entre os quais Donald Trump. 

A entrega do prémio está marcada para dia 10 de dezembro, na Noruega, numa cerimónia com apenas 100 convidados, devido aos constrangimentos impostos pela pandemia.

ISCF/Rádio Renascença

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>