Igreja beatificou Carlo Acutis

Faleceu em setembro de 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia fulminante. Foi beatificado neste sábado em Assis.

Carlo Acutis foi um jovem italiano, como muitos outros, mas a sua vida ficou marcada pelo amor à Eucaristia. Ia à missa e rezava o terço todos os dias. Ensinava o catecismo às crianças e ajudava as pessoas mais necessitadas. Inventou um “kit para se tornar santo”, formado por missa, comunhão, terço, leitura diária da Bíblia, confissão e serviço aos outros.

Acutis, que visitou Lisboa e o santuário de Fátima, também desenvolveu o seu talento na informática e criou exposições virtuais sobre temas de fé e sobre milagres eucarísticos em todo o mundo.

Quando foi diagnosticado com leucemia, Carlo decidiu oferecer os seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja Católica.

É considerado pelos fiéis como “padroeiro da internet” por ter usado este meio de comunicação para difundir a mensagem de Jesus Cristo.  

Carlos Acutis foi beatificado neste sábado em Assis depois da Igreja ter reconhecido como milagre a cura de uma criança brasileira que tocou numa relíquia do adolescente. 

Na cerimónia estiveram presentes os pais, Andrea e Antónia, e dois irmãos do jovem. Agostinho Vallini, cardeal-vigário do Papa para a Diocese de Roma, que presidiu à missa de beatificação, leu a carta do Papa Francisco com a fórmula da beatificação onde foi destacado o “entusiasmo da juventude” e a “amizade” de Carlo com o “Senhor Jesus, colocando a Eucaristia e o testemunho da caridade no centro da própria vida”.

Pouco depois, na homilia, o cardeal Vallini perguntava: “O que havia de especial nesse jovem de apenas quinze anos?”, para depois responder: “Ele tinha o dom de atrair e era visto como exemplo. Desde criança, sentia a necessidade da fé e tinha o olhar voltado para Jesus”.

No final da celebração foi anunciada a criação do “Prémio Internacional Francisco de Assis e Carlo Acutis por uma Economia de Fraternidade”. Uma resposta à Encíclica ‘Fratelli tutti’  assinada também em Assis no passado dia 3 de outubro.

Já antes, Carlo Acutis tinha sido dado como exemplo pelo Papa Francisco na sua exortação pós-sinodal “Christus Vivit”.

O corpo de Carlo Acutis, que morreu de leucemia em 2006, quando tinha apenas 15 anos, foi inumado no dia 1 de outubro e encontrava-se incorrupto e em bom estado de conservação. Vai ficar exposto à veneração dos fiéis até ao dia 17 de outubro, no Santuário do Despojamento em Assis.

ISCF/Redações

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>