Jovens “Focos” rezaram a missão

“Não guardemos Jesus para nós”. A mensagem do encontro de oração “Focos de Esperança” em Dia Mundial das Missões.

Em dia Mundial das Missões, os jovens Focos de Esperança/ Juventude Blasiana, ligados ao Instituto Secular das Cooperadoras da Família, reuniram-se num momento de oração através de uma plataforma digital. O Encontro “Rezar a missão” reuniu jovens de todo o país aos quais se juntaram jovens do Brasil ligados à missão das Cooperadoras da Família neste país. 

Num ano em que têm como lema “Levanta-te! Escuta e Cuida”, o encontro dos Focos foi pautado por momentos musicais, pela leitura dos evangelhos alusivos ao tema do Outubro Missionário:  “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) e por vários testemunhos.

Do Brasil chegou o testemunho da Cooperadora Arminda, uma portuguesa que vai ganhando sotaque brasileiro pelos muitos anos que já leva de missão neste país.  Falou do sentir-se chamada e enviada através do Instituto, da paixão que sente por Deus e como se sente amada por Ele  e é este amor que a leva a ir ao encontro das pessoas “que têm fome e sede de Deus”.  Mas ser missionária para Arminda é sentir-se livre para o “chamado” de Deus que a envia às periferias. “Só sou capaz de viver em estado de missão se me abrir ao chamamento de Deus”, afirmou Arminda. Mas para esta Cooperadora é necessário alimentar a missão através dos Sacramentos e da Palavra de Deus. “Antes de falar de Deus às pessoas eu coloco as pessoas no coração de Deus”, explica.

Ao Pe. Luís Miguel, pároco na cidade da Covilhã, foi pedida uma reflexão sobre “Identidade Missionária”. O sacerdote começou por afirmar que “quando se conhece  Cristo não é só para mim, tem de se dar a conhecer”.  É daqui que parte a missão. “A tua missão é onde tu estás”, desafiava o Pe. Luís.  E a missão é para “anunciar e denunciar. Denunciar o que está errado é uma forma de evangelizar”, acrescentou.
  
Defendendo uma missão adequada aos novos tempos, onde já não cabe um “Deus castigador”, o Pe. Luís Miguel desafiou os jovens a partir em missão “já amanhã na hora de alguém precisar” . “Ser luz no mundo e sal na Terra é isto que é ser missionário”, conclui o sacerdote.

O encontro encerrou com uma mensagem de esperança em tempos que continuam a ser atribulados.  Ficou a promessa do regresso dos encontros presenciais, logo que a situação pandémica assim o permita. Até lá,  cabe  a cada um fazer a sua parte: proteger-se a si e ao mesmo tempo proteger os outros. 

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Cultura do descarte

“A cultura do descarte é uma das mais significativas sequelas do vírus do narcisismo”, escreve Furtado Fernandes num artigo que reflete sobre o provisório e o efémero que caracterizam a atualidade.

Ler Mais >>

Em Roma, uma Igreja que fala português

Uma eucaristia em Roma para fazer memória das virtudes heroicas do Pe. Alves Brás deu o mote à rubrica mensal de Cristiano Cirillo pela beleza da espiritualidade em viagem. Por entre a vida e Obra do Fundador da Família Blasiana, ficamos a conhecer a Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma.

Ler Mais >>

Padre Joaquim Alves Brás celebrado em Roma

Com os olhos postos no centenário da sua ordenação sacerdotal, o Pe. Alves Brás foi celebrado em Roma por ocasião das datas do seu nascimento e morte. A Igreja de Santo António dos Portugueses acolheu a celebração eucarística e Murillo Missaci conta-nos os pormenores.

Ler Mais >>

Celebrar e fazer acontecer o novo e a novidade

Num tempo de interpelações e desafios constantes “não nos podemos esquecer deste recomeço, desta novidade e deste novo que cada Páscoa nos lembra e volta a fazer acontecer”, diz-nos Juan Ambrosio na sua crónica mensal para o Jornal da Família.

Ler Mais >>