JMJ Lisboa 2023 já tem hino oficial

“Há Pressa no Ar” é o título do hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Foi composto pelo padre João Paulo Vaz e pelo músico Pedro Ferreira.

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 apresentou hoje o hino oficial deste encontro internacional de jovens católicos. 

“Há Pressa no Ar” é o título do tema que tem letra de João Paulo Vaz, sacerdote,  e música de  Pedro Ferreira (músico), ambos da Diocese de Coimbra. Os arranjos são do músico Carlos Garcia. 

A letra parte do lema escolhido pelo Papa para a JMJ Lisboa 2023 – ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc1,39) e conta com versões em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e italiano).

“Ao cantar este hino, os jovens de todo o mundo são convidados a identificarem-se com Maria, dispondo-se ao serviço, à missão e à transformação do mundo. A letra evoca também a festa da JMJ e a alegria centrada na relação com Deus”, indica uma nota da organização da JMJ 2023.

O processo de produção em estúdio, realizado em 2020, envolveu jovens de todo o país, alguns dos quais participantes na competição que, apesar de não terem sido selecionados, integraram o coro da gravação final, acrescenta a nota.

Os autores explicam que a música surgiu antes da letra, composta por Pedro Ferreira, de 41 anos, numa “pequena sala, sozinho ao piano”, uma melodia “pensada para congregar, unir uma comunidade”.
 

O padre João Paulo Vaz, de 51 anos, assumiu a missão de escrever a letra: “Com a guitarra na mão, fui escrevendo, como costumo fazer”.

“O tema da edição de Lisboa levou-me a rever a minha relação com a Mãe e, portanto, o processo criativo da letra tornou-se um tempo de oração muito profundo para mim”, acrescenta o sacerdote, que recebeu a notícia da escolha quando estava a celebrar 25 anos de ordenação.
 

Os autores procuraram apresentar “uma música popular, alegre, juvenil, fácil de aprender e de fácil tradução e adaptação”.
 

A canção foi escolhida em concurso nacional, aberto à participação de portugueses maiores de idade. O Comité Organizador Local (COL) recebeu mais de uma centena de candidaturas, que foram analisadas por um júri composto por profissionais das áreas da música e das artes.

Todos vão ouvir a nossa voz,

Levantemos os braços, há pressa no ar.

Jesus vive e não nos deixa sós:

Não mais deixaremos de amar.

(refrão do hino oficial da JMJ 2023)

ISCF/Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>