22 anos de CAF – Coimbra. Um serviço “profético” , afirma D. Virgílio Antunes

Alargar equipa de voluntários, chegar a mais pessoas através das plataformas digitais ou pensar a possibilidade de um CAF Jovem são alguns dos desafios para o futuro.

O CAF – Centro de Aconselhamento Familiar de Coimbra completou, a 31 de janeiro,  22 anos de existência.  O CAF, é um serviço afeto ao Secretariado da Pastoral da Família da Diocese (SDPF) de Coimbra, em colaboração com o Instituto Secular das Cooperadoras da Família.

Os 22 anos de vida foram o mote para um encontro online que reuniu membros do SDPF de Coimbra, a Cooperadora Emília Cardoso – no CAF desde a primeira hora –  e voluntários. 

Presente esteve também o Pe. Nuno Santos, assistente do SDPF e do CAF, e D. Virgílio Antunes que considerou este serviço de apoio às famílias “profético”. “Este serviço foi uma resposta que surgiu antes do Sínodo dos Bispos sobre a Família e da Exortação Apostólica  Amoris Leatitia, mas surgiu como uma inspiração dentro da Igreja”, afirmou o bispo de Coimbra. 

“Foi uma das maiores novidades quando cheguei a Coimbra, quase há 10 anos,  foi a  existência do CAF e do seu trabalho”, afirmou D. Virgílio Antunes.

O bispo de Coimbra considera que todos reconhecem o valor da família na sociedade mas  “ficamos muitas vezes por estas considerações genéricas  e não passamos ao concreto da preocupação e da ação junto das pessoas que fazem parte das famílias”. 

Um trabalho que o CAF desenvolve há 22 anos graças a uma equipa de voluntários composta por assistentes sociais, juristas, psicólogos, médicos (um deles psiquiatra), gestor financeiro, sacerdote – e uma coordenadora geral que atende e faz a triagem – atendendo as famílias (casais e filhos) em dificuldade.

Muitos dos voluntários estiveram presentes no encontro online e foram convidados a partilhar o seu trabalho e desafiados a projetar o futuro do CAF. 


Alargar a equipa de voluntários, chegar a mais pessoas através das plataformas digitais, estruturar uma comunicação deste serviço, pensar na possibilidade de um CAF Jovem ou multiplicar o CAF por outros locais da diocese foram algumas das pistas apontadas que agora serão analisadas em próximos encontros. 

Num ponto todos os participantes estiveram de acordo. No papel fundamental da Cooperadora Emília Cardoso no atendimento permanente e quase 24h/24h  na triagem e direcionamento dos casos que chegam ao CAF.

Em 22 anos de existência o CAF já apoio 5018 casos e realizou 6911 atendimento (um caso envolve, muitas vezes, mais que um atendimento). Em 2020 o CAF apoiou 69 casos e realizou 153 atendimentos.

IM

 CAF – Coimbra 

O CAF – Coimbra é um  serviço afeto ao Secretariado da Pastoral da Família da Diocese de Coimbra, em colaboração com o Instituto Secular das Cooperadoras da Família.
 

Este centro foi criado em 31 de janeiro de 1999 e é constituído por uma equipa de especialistas voluntários – assistentes sociais, juristas, psicólogos, médicos (um deles psiquiatra), gestor financeiro, sacerdote – e uma coordenadora geral que atende e faz a triagem – atendendo as famílias (casais e filhos) em dificuldade.
 

Esta equipa procura aconselhar as pessoas, ajudando-as a encontrar respostas ou encaminhando-as, consoante as diferentes necessidades e problemas que apresentam.
 

É um serviço confidencial e gratuito que tem por objetivo esclarecer dúvidas e ajudar a resolver problemas relacionais, conjugais, conflitos entre pais/filhos, orientar sobre o amor, sobre o namoro, sobre o casamento, sobre a vida, traduzindo-se num espaço de aconselhamento.
 

Os contactos são feitos pessoalmente ou pelo telefone, a qualquer hora do dia ou da noite. Depois do atendimento, e havendo justificação, os casos são encaminhados para os técnicos. Um caso por vezes envolve a participação de vários técnicos e, normalmente, implica mais do que um atendimento

Contactos:
CAF – Centro de Aconselhamento Familiar
Rua Gil Vicente, 2
3000-202 Coimbra
Telem.: 969 881 159
Email: cafcoimbra@sapo.pt

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>