Foi há 60 anos

O Instituto Secular das Cooperadoras da Família está de parabéns. A 18 de fevereiro de 1961 a Igreja elevou-o à categoria de Instituto Secular.

DECRETO DE ERECÇÃO
DO INSTITUTO SECULAR 
DAS “COOPERADORAS DA FAMÍLIA”

Teve origem na Guarda, no ano de 1933, com  aprovação oral do Ordinário do Lugar.

Foi erigido em Lisboa, como Obra Pia das Cooperadoras da Família, por Decreto de 10 de Janeiro de 1955.

Por graça de Deus, espalhou-se felizmente, em muitas dioceses de Portugal. Esta Obra providencial, tão benéfica para as famílias e para a classe  das empregadas domésticas, viu-se finalmente honrada pela Sagrada Congregação dos Religiosos a qual, tendo examinado a sua doutrina e vida, benevolentemente concedeu o NADA OBSTA (Nihil Obstat) no dia 18 de Fevereiro deste ano (mil novecentos e sessenta e um).

Pareceu-nos oportuno, para a glória de Deus e serviço dos irmãos erigi-lo em Instituto Secular.

Portanto, depois de termos ponderado tudo seriamente, e invocado o nome de Deus, ERIGIMOS este novo Instituto Secular de direito diocesano sob o título de “COOPERADORAS DA FAMÍLIA”, com todos os direitos, privilégios e deveres, segundo os Sagrados Cânones, a Constituição Apostólica “Provida Mater Ecclesia”, do Papa Pio XII, de feliz memória, o Rescrito supra de 18 de Fevereiro, e as Constituições do mesmo Instituto, devidamente aprovadas. 

                Lisboa, dia dezanove de Março de mil novecentos e sessenta e um.

                 + Manuel, Card. Patriarca

Cón. Honorato Carlos Nunes Monteiro

Chanceler

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Esta é a hora do amor – Leão XIV

A escolha do nome e as primeiras intervenções do novo Papa indicam um caminho. Juan Ambrosio revisitou as primeiras intervenções de Leão XIV e traça as primeiras impressões sobre o novo Papa.

Ler Mais >>

Uma carta inesperada!

Jorge Cotovio recebeu uma carta inesperada. E chegou das alturas. Dá conta dos primeiros tempos do Papa Francisco junto do Pai. Uma forma original de homenagear o legado de um Papa que granjeou a simpatia de crentes e não crentes.

Ler Mais >>

Cidade do Vaticano, a Capela escondida

A Capela do Espírito Santo, na Casa Santa Marta, no Vaticano, “acolhe todos os dias as orações do Vigário de Cristo na Terra”. Cristiano Cirillo foi visitá-la para nos contar a sua história.

Ler Mais >>

Viva o Papa Leão XIV!

“A sucessão não é apenas uma questão de continuidade, mas também um convite à renovação da fé e do compromisso com o próximo”, recorda Murillo Missaci no primeiro artigo escrito a partir de Roma, após a eleição de Leão XIV.

Ler Mais >>