Semear o Amor

‘Semear o Amor’, o mote para o editorial da edição de abril do Jornal da Família.

‘Semear o Amor’é cada vez mais urgente, para que a paz, a solidariedade, a inclusão, o respeito, a tolerância e o sentido do bem comum, falem mais alto que a guerra, a violência, a indiferença, a perseguição, a intolerância e o egoísmo; um desafio e um compromisso transversal a todas as gerações, potenciador de mudança de comportamentos e atitudes e que requer, gestos simples e corajosos. 
 

‘Semear o Amor’, um apelo lançado pelo Papa, a 21 do passado mês, no Dia Internacional para a Eliminação Racial, exortando, cada pessoa, a combater toda a discriminação racial. Focado na mesma problemática, António Guterres, Secretário da ONU, no mesmo dia, afirmou: “o racismo, é um mal global e profundamente enraizado”, que “transcende gerações e contamina sociedades, perpetuando desigualdades, opressão e marginalização”. Neste contexto, pediu aos jovens para combaterem qualquer espécie de racismo e aos educadores para ensinarem aos jovens que todos os seres humanos nascem iguais, em diretos e deveres. 
 

‘Semear o Amor’, ganha expressão no «Movimento Ação Ética», recentemente criado, para defender que as “grandes questões” da humanidade não se resolvem apenas com aspetos técnicos, antes com a ética, e para “lutar contra a indiferença cívica”. 
 

‘Semear o Amor’, é viver com inteireza, coerência e fidelidade a própria vocação, qual caminho de realização pessoal e com sentido de responsabilidade o desempenho da profissão, contribuindo para um novo paradigma familiar e sociocultural.
 

‘Semear o Amor’– é comprometer-se na vivência e realização dos objetivos do Ano “Família Amoris Laetitia”, cuidando o amor em Família, na consciência de que “Deus confiou à Família o projeto de tornar «doméstico» o mundo” (AL, nº 183).
 

‘Semear o Amor’– um desafio ao alcance de todos, crentes e não crentes; uma força e um dinamismo que torna, cada pessoa, participante e continuadora no e do dinamismo da Ressurreição. 

Vieira Maria
Editorial da edição de abril do Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

A Grandeza da Pessoa Humana

A ‘Magnifca Humanitas’ convoca-nos para a “apaixonante missão de dar forma ao nosso tempo”, afirma Juan Ambrosio na análise que faz da primeira Encíclica do Papa Leão XIV. Para o professor de teologia da Universidade Católica Portuguesa o documento papal convida-nos a construir uma história onde “a dignidade de cada pessoa seja salvaguardada, a justiça seja promovida e a fraternidade seja possibilitada”, onde “o progresso deve estar ao serviço da pessoa e nunca contra ela”.

Ler Mais >>

A secularidade consagrada vivida no coração do mundo secularizado como presença da Igreja sinodal

Num tempo em que a fé parece afastar-se do espaço público, a secularidade consagrada emerge como um sinal discreto da presença da Igreja no coração da sociedade. Vivendo plenamente inseridos nos ambientes profissionais, culturais e familiares, os consagrados seculares tornam visível uma Igreja sinodal que escuta, dialoga e participa ativamente na construção de um mundo mais humano.

Ler Mais >>

O que não cresce, decresce

Entre a paixão inicial e o compromisso maduro, o matrimónio só floresce quando cresce: exige tempo, renúncia e persistência. Como recorda Furtado Fernandes, “o que não cresce, decresce” e amar é sempre obra em construção do “nós”.

Ler Mais >>