Terço da JMJ apresentado em três versões

Feitos em Fátima, manualmente, em madeira e materiais reciclados, os terços são um dos «primeiros elementos identificadores da JMJ»

A organização da próxima Jornada Mundial da Juventude divulgou hoje o Terço JMJ Lisboa 2023 como um dos “primeiros elementos identificadores” da jornada, feito em Fátima e apresentado em três versões, em madeira e materiais reciclados.

“Num país marcadamente de tradição mariana como Portugal, o terço não poderia deixar de ser um dos primeiros elementos identificadores da JMJ, a par do logotipo e hino oficiais”, afirma D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023m, citado pela página da internet da jornada.

A notícia, divulgada nas redes sociais e no sítio da internet da JMJ Lisboa 2023, indica que o terço “está disponível em três modelos diferentes e vem desafiar os Jovens a darem voz ao Terço, expressão da espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora”.

Na apresentação do terço, refere-se que parte da “identidade gráfica da jornada” e é apresentado em “duas versões especiais”, uma em madeira e outra em plástico 100% reciclado, “constituídas pela cruz da JMJ LISBOA 2023 e pelo passador com o tema da JMJ” e, nas cinco contas do Pai-Nosso, está a referência “JMJ Lisboa 2023”, impressa nos idiomas oficiais.

O Terço JMJ Lisboa 2023 inclui ainda uma “versão standard”, em madeira com a Cruz da JMJ e todas são montadas manualmente, numa fábrica em Fátima.

A criação do terço é da responsabilidade área da marca e merchandising do Gabinete de Comunicação da JMJ Lisboa 2023, coordenado por Jorge Almeida, que destaca o “fácil uso” e “forte propósito de inclusão e o da sustentabilidade”.

“A oração, neste caso a oração do Terço, é uma das caraterísticas universais da Jornada Mundial da Juventude. Pretendemos, por isso, que a peça fosse de fácil uso, manuseamento, e de grande simplicidade. Destacamos também o forte propósito de inclusão e o da sustentabilidade”, afirmou.

Na embalagem do terço, feitas de cartão reciclado e utilizando linguagem inclusiva, nomeadamente braile e pictogramas, são publicadas meditações para os mistérios do Rosário, com um texto introdutório de D. Manuel Clemente.

“Só com Jesus e Maria atingiremos o objetivo da JMJ. É por isso que a oração do Terço é tão importante, especialmente agora”, escreve o cardeal-patriarca de Lisboa na introdução às meditações.

“Além dos mistérios do Rosário, apresentados no folheto, será também disponibilizada online uma proposta especialmente dedicada à JMJ intitulada Mistérios JMJ. Esta desafia os jovens a aceitar o convite para acordar, acolher Jesus na sua vida, caminhar com Ele, seguir os Seus passos e a sua entrega, mostrando a todos a alegria de crer e de viver”, lê-se no sítio da internet da JMJ Lisboa 2023.

O terço da JMJ Lisboa 2023 estará disponível a partir de 15 de abril, sendo possível fazer pré-encomendas desde hoje em cada diocese, através dos Comités Organizadores Diocesanos.

O primeiro momento de oração está agendado para 1 de maio, online, com a participação dos jovens das dioceses portuguesas.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>