Em “tempo de incertezas” bispos portugueses confiam mães a Maria

Para assinar o Dia da Mãe (2 de maio) a Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) enviou uma mensagem a todas as mães evocando o luto e as dificuldades de muitas mães em tempo de pandemia.

A Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) enviou uma mensagem a todas as mães evocando o luto e as dificuldades de muitas mães em tempo de pandemia.  

Os bispos portugueses recordaram “as mães que deram à luz durante a pandemia, mães que perderam o emprego ou rendimentos, mães que perderam filhos e estão de luto, mães que lutaram e lutam pela saúde da sua família, mães cuidadoras de idosos e de pessoas com deficiência”. 

“Neste tempo de incerteza, confiamos as mães a Maria, que é a mãe de todas as mães”, escrevem os bispos portugueses.

A mensagem intitulada “A arte de ser mãe” apela às mães para darem aos filhos  “um mundo cheio de valores, de esperança e de sonhos”. 

Os bispos destacam as virtudes das mães que colocam o “ser” acima do “ter”, que esquecem o “cansaço”,  que são “capazes de se doar, de perdoar, de compreender, de aceitar e não julgar”.

“Uma mãe perdoa sempre. Ainda que de coração sacrificado, prefere pensar que a culpa é sua e não de quem, por vezes, assim a crucifica”, escrevem os bispos.

“A mãe ensina os filhos a serem mais fortes que os medos, não tanto através de discursos inspirados, mas pela grandeza e humildade do seu exemplo. É capaz de lhes oferecer o mar com um só sorriso e a vida inteira com uma só lágrima, que não será mais que uma gota do imenso mar do seu amor”, pode ler-se.

O texto apresenta a figura de Maria, Mãe de Jesus, que acompanhou o seu Filho com “uma confiança inquebrantável”.

“Que as mães não esqueçam que os seus filhos também são filhos de Maria. Com elas, Maria partilha a sua responsabilidade materna, carrega os sofrimentos e as dificuldades dos seus filhos. Com as mães – e ainda mais do que elas – ela deseja a sua felicidade”, defendem os bispos.

Por fim, a mensagem convida a “manifestarmos todo o amor e gratidão para com as nossas mães”. 

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>