Semana da Vida reflete sobre o “cuidar” nas várias fases da vida

A Semana da Vida 2021 convida a “cuidar” da casa comum, da vida que nasce, a cuidar e educar os filhos, a cuidar dos jovens, dos idosos e da família.

“É Cristo que toca cada um de nós que nos interpela a cuidar da vida”, afirma o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) no comunicado de lançamento da Semana da Vida, que este ano decorre de 9 a 16 de maio.

Os textos bíblicos do evangelista S. Marcos que narram  o Jesus que toca e salva e a situação pandémica mundial que nos impede de tocar, abraçar ou beijar, até os que nos são mais próximos, serviram de inspiração para o tema da Semana da Vida 2021:  “A Vida que nos toca – a Vida que sempre cuidamos”.

Ainda longe de encontros presenciais, a dinamização desta semana passa sobretudo pelas plataformas digitais  onde os Secretariados Diocesanos da Pastoral Familiar (SDPF) e os  Movimentos foram desafiados a dar o seu contributo produzindo conteúdos sobre o “cuidar” nas várias fases da vida do Homem.

Inspirados nos documentos do Papa Francisco foram propostos seis temas, um para cada dia da semana: Cuidar da Casa Comum – Um planeta que nos toca (dia 10);  Cuidar da vida que nasce – Tocar numa nova criatura (dia 11);  Cuidar e educar os filhos – Tocar o futuro das gerações (dia 12); Cuidar dos nossos jovens – Tocar na escolha da vocação (dia 13); Cuidar dos nossos idosos – O passado também nos toca  (dai 14); Cuidar da família – Os laços que se tocam (dia 15).

Os materiais produzidos serãopartilhados através das plataformas digitais , quer dos SDPF e Movimentos, quer do próprio DNPF.

O Instituto Secular das Cooperadoras da Família associou-se a esta dinamização da Semana da Vida e através do Centro de Cooperação Familiar – Lar Betânia, em Fátima, produziu o conteúdo para o dia 14 sobre: Cuidar dos nossos idosos – O passado também nos toca.

Através de um pequeno vídeo, a Cooperadora Maria José, diretora do Lar, com a ajuda das colaboradoras da instituição, convidam-nos a conhecer uma casa onde “cuidar” é um desafio permanente. 

Recursos da Semana da Vida 2021.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Papa denúncia solidão e abandono dos idosos

“Muitas vezes me sucedeu, como bispo de Buenos Aires, ir visitar lares de terceira idade, dando-me conta de como raramente recebiam visitas aquelas pessoas: algumas, há muitos meses, não viam os seus familiares”. Papa denúncia a solidão e o abandono dos mais velhos na mensagem para o IV Dia Mundial dos Avós e Idosos.

Ler Mais >>

Não te abandonarei!

No próximo dia 28 de julho assinala-se o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Na mensagem para este dia, o Papa Francisco denuncia a solidão e o abandono dos mais velhos. Juan Ambrosio pega na mensagem do Papa para nos lembrar que avós e idosos “não são só o passado, são também o presente que nos pode dar a garantia de um futuro mais humano”.

Ler Mais >>

Casamento como ato de amor e coragem

Num tempo marcado pelo efémero e pelo descarte “é preciso tomar a cultura do cuidado em relação ao matrimónio”, afirma o Pe. Quirino Sapalo, autor do livro “Casamento-to Hoje – Um desperdício de tempo ou ato de coragem”.

Ler Mais >>

Dia Mundial da População

Neste mês, a convite da ONU, assinala-se o Dia Mundial da População. Somos mais, mas não estamos equitativamente distribuídos pelas várias regiões do globo. E qual o papel da Igreja no planeamento e desenvolvimento populacional mundial. Murillo Missaci reflete sobre o tema.

Ler Mais >>

Férias “pedagógicas”

Os meses de verão são, para muitas pessoas, sinónimo de férias em família. Para as crianças são um tempo mais descontraído depois das regras e disciplina do ano letivo. Mas cuidado… não se pode ceder a todas as “exigências” das crianças. Jorge Cotovio, avô de cinco netos, deixa algumas dicas para que as crianças não esqueçam as regras básicas de convivência em período de férias.

Ler Mais >>