Semana da Vida reflete sobre o “cuidar” nas várias fases da vida

A Semana da Vida 2021 convida a “cuidar” da casa comum, da vida que nasce, a cuidar e educar os filhos, a cuidar dos jovens, dos idosos e da família.

“É Cristo que toca cada um de nós que nos interpela a cuidar da vida”, afirma o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) no comunicado de lançamento da Semana da Vida, que este ano decorre de 9 a 16 de maio.

Os textos bíblicos do evangelista S. Marcos que narram  o Jesus que toca e salva e a situação pandémica mundial que nos impede de tocar, abraçar ou beijar, até os que nos são mais próximos, serviram de inspiração para o tema da Semana da Vida 2021:  “A Vida que nos toca – a Vida que sempre cuidamos”.

Ainda longe de encontros presenciais, a dinamização desta semana passa sobretudo pelas plataformas digitais  onde os Secretariados Diocesanos da Pastoral Familiar (SDPF) e os  Movimentos foram desafiados a dar o seu contributo produzindo conteúdos sobre o “cuidar” nas várias fases da vida do Homem.

Inspirados nos documentos do Papa Francisco foram propostos seis temas, um para cada dia da semana: Cuidar da Casa Comum – Um planeta que nos toca (dia 10);  Cuidar da vida que nasce – Tocar numa nova criatura (dia 11);  Cuidar e educar os filhos – Tocar o futuro das gerações (dia 12); Cuidar dos nossos jovens – Tocar na escolha da vocação (dia 13); Cuidar dos nossos idosos – O passado também nos toca  (dai 14); Cuidar da família – Os laços que se tocam (dia 15).

Os materiais produzidos serãopartilhados através das plataformas digitais , quer dos SDPF e Movimentos, quer do próprio DNPF.

O Instituto Secular das Cooperadoras da Família associou-se a esta dinamização da Semana da Vida e através do Centro de Cooperação Familiar – Lar Betânia, em Fátima, produziu o conteúdo para o dia 14 sobre: Cuidar dos nossos idosos – O passado também nos toca.

Através de um pequeno vídeo, a Cooperadora Maria José, diretora do Lar, com a ajuda das colaboradoras da instituição, convidam-nos a conhecer uma casa onde “cuidar” é um desafio permanente. 

Recursos da Semana da Vida 2021.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

A Grandeza da Pessoa Humana

A ‘Magnifca Humanitas’ convoca-nos para a “apaixonante missão de dar forma ao nosso tempo”, afirma Juan Ambrosio na análise que faz da primeira Encíclica do Papa Leão XIV. Para o professor de teologia da Universidade Católica Portuguesa o documento papal convida-nos a construir uma história onde “a dignidade de cada pessoa seja salvaguardada, a justiça seja promovida e a fraternidade seja possibilitada”, onde “o progresso deve estar ao serviço da pessoa e nunca contra ela”.

Ler Mais >>

A secularidade consagrada vivida no coração do mundo secularizado como presença da Igreja sinodal

Num tempo em que a fé parece afastar-se do espaço público, a secularidade consagrada emerge como um sinal discreto da presença da Igreja no coração da sociedade. Vivendo plenamente inseridos nos ambientes profissionais, culturais e familiares, os consagrados seculares tornam visível uma Igreja sinodal que escuta, dialoga e participa ativamente na construção de um mundo mais humano.

Ler Mais >>

O que não cresce, decresce

Entre a paixão inicial e o compromisso maduro, o matrimónio só floresce quando cresce: exige tempo, renúncia e persistência. Como recorda Furtado Fernandes, “o que não cresce, decresce” e amar é sempre obra em construção do “nós”.

Ler Mais >>