Semana da Vida reflete sobre o “cuidar” nas várias fases da vida

A Semana da Vida 2021 convida a “cuidar” da casa comum, da vida que nasce, a cuidar e educar os filhos, a cuidar dos jovens, dos idosos e da família.

“É Cristo que toca cada um de nós que nos interpela a cuidar da vida”, afirma o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) no comunicado de lançamento da Semana da Vida, que este ano decorre de 9 a 16 de maio.

Os textos bíblicos do evangelista S. Marcos que narram  o Jesus que toca e salva e a situação pandémica mundial que nos impede de tocar, abraçar ou beijar, até os que nos são mais próximos, serviram de inspiração para o tema da Semana da Vida 2021:  “A Vida que nos toca – a Vida que sempre cuidamos”.

Ainda longe de encontros presenciais, a dinamização desta semana passa sobretudo pelas plataformas digitais  onde os Secretariados Diocesanos da Pastoral Familiar (SDPF) e os  Movimentos foram desafiados a dar o seu contributo produzindo conteúdos sobre o “cuidar” nas várias fases da vida do Homem.

Inspirados nos documentos do Papa Francisco foram propostos seis temas, um para cada dia da semana: Cuidar da Casa Comum – Um planeta que nos toca (dia 10);  Cuidar da vida que nasce – Tocar numa nova criatura (dia 11);  Cuidar e educar os filhos – Tocar o futuro das gerações (dia 12); Cuidar dos nossos jovens – Tocar na escolha da vocação (dia 13); Cuidar dos nossos idosos – O passado também nos toca  (dai 14); Cuidar da família – Os laços que se tocam (dia 15).

Os materiais produzidos serãopartilhados através das plataformas digitais , quer dos SDPF e Movimentos, quer do próprio DNPF.

O Instituto Secular das Cooperadoras da Família associou-se a esta dinamização da Semana da Vida e através do Centro de Cooperação Familiar – Lar Betânia, em Fátima, produziu o conteúdo para o dia 14 sobre: Cuidar dos nossos idosos – O passado também nos toca.

Através de um pequeno vídeo, a Cooperadora Maria José, diretora do Lar, com a ajuda das colaboradoras da instituição, convidam-nos a conhecer uma casa onde “cuidar” é um desafio permanente. 

Recursos da Semana da Vida 2021.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>