“É Cristo que toca cada um de nós que nos interpela a cuidar da vida”, afirma o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) no comunicado de lançamento da Semana da Vida, que este ano decorre de 9 a 16 de maio.
Os textos bíblicos do evangelista S. Marcos que narram o Jesus que toca e salva e a situação pandémica mundial que nos impede de tocar, abraçar ou beijar, até os que nos são mais próximos, serviram de inspiração para o tema da Semana da Vida 2021: “A Vida que nos toca – a Vida que sempre cuidamos”.
Ainda longe de encontros presenciais, a dinamização desta semana passa sobretudo pelas plataformas digitais onde os Secretariados Diocesanos da Pastoral Familiar (SDPF) e os Movimentos foram desafiados a dar o seu contributo produzindo conteúdos sobre o “cuidar” nas várias fases da vida do Homem.
Inspirados nos documentos do Papa Francisco foram propostos seis temas, um para cada dia da semana: Cuidar da Casa Comum – Um planeta que nos toca (dia 10); Cuidar da vida que nasce – Tocar numa nova criatura (dia 11); Cuidar e educar os filhos – Tocar o futuro das gerações (dia 12); Cuidar dos nossos jovens – Tocar na escolha da vocação (dia 13); Cuidar dos nossos idosos – O passado também nos toca (dai 14); Cuidar da família – Os laços que se tocam (dia 15).
Os materiais produzidos serãopartilhados através das plataformas digitais , quer dos SDPF e Movimentos, quer do próprio DNPF.
O Instituto Secular das Cooperadoras da Família associou-se a esta dinamização da Semana da Vida e através do Centro de Cooperação Familiar – Lar Betânia, em Fátima, produziu o conteúdo para o dia 14 sobre: Cuidar dos nossos idosos – O passado também nos toca.
Através de um pequeno vídeo, a Cooperadora Maria José, diretora do Lar, com a ajuda das colaboradoras da instituição, convidam-nos a conhecer uma casa onde “cuidar” é um desafio permanente.
Recursos da Semana da Vida 2021.
IM