Papa incentiva os casais à santidade e destaca importância da família para a Igreja e a sociedade

É o terceiro vídeo do ano especial ‘Família Amoris Laetitia’ e nele o Papa incentiva os casais à santidade e destaca a importância da família para a igreja e sociedade.

O Papa incentivou as famílias à santidade, afirmando que cada esposo nos seus matrimónios “pode ser santo” se desejar, numa videomensagem dedicada à exortação ‘Amoris Laetitia’, que conta com o testemunho de um casal de Taiwan.

“Cada família é um bem, uma força para a Igreja: A beleza do dom que se gera na família, a alegria pela vida que nasce e o cuidado dos pequeninos, dos doentes, dos idosos, tornam cada família insubstituível, não só na Igreja mas na sociedade inteira”, disse Francisco.

No terceiro vídeo do ano especial ‘Família Amoris Laetitia’, o Papa afirma que a Igreja quer acompanhar as famílias e fazer com que “cada família seja um pilar da evangelização”, “com o mesmo olhar de ternura e misericórdia que Jesus tinha”.

“Com o sacramento do matrimónio toda a família recebe a graça para se tornar uma luz na escuridão do mundo”, realça.

No vídeo, Francisco pergunta se “conhecem algum casal de esposos santos” e adiantando que existem “números processos de beatificação para esposos santos”.

“Santos juntos, seja o marido, como a mulher, pessoas normais, gente comum que através do matrimónio testemunharam o amor de Jesus”, acrescentou, salientando que “cada um dos seus matrimónios pode ser santo se desejarem”.

Ângela e António, casal de Taiwan, participa neste vídeo com o seu testemunho, afirmando que “a família é uma vocação”.

“Depois de 31 anos de vida matrimonial, confirmamos que o sacramento do matrimónio torna as coisas possíveis com Jesus”, disse António.

Ângela, por exemplo, recordou que na juventude disseram-lhe que “não podia ter filhos” mas têm três, e Maria, a terceira filha, nasceu em 2005, quando já tinha 43 anos.

“Sempre pusemos a família como primeira prioridade antes do prazer pessoal ou carreira profissional”, acrescentou.

O Dicastério Leigos, Família e Vida (Santa Sé) está a produzir uma série de dez vídeos e subsídios mensais, em colaboração com o Dicastério para a Comunicação, no contexto do ano especial ‘Família Amoris Laetitia’

A Igreja Católica está a viver um ano dedicado à família, pelos cinco anos da publicação da exortação apostólica do Papa Francisco sobre a família, que começou na solenidade de São José (19.03.2021) e decorre até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma (26.06.2022).

A ‘Amoris Laetitia’ (A Alegria do Evangelho) tem com nove capítulos, mais de 300 pontos, e foi publicada em 2016, após duas assembleias do Sínodo dos Bispos (2014 e 2015).

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>