Papa lembra que «o casamento não é apenas um ato social»

Francisco convida a “rezar pelos jovens que se preparam para o matrimónio” e afirma que “casar e partilhar a vida é algo maravilhoso”.

Para o Papa Francisco “casar e partilhar a vida é algo maravilhoso” e convida a rezar, durante este mês de junho, pelos jovens que se preparam para “o matrimónio com o apoio de uma comunidade cristã”.
 

“Rezemos pelos jovens que se preparam para o matrimónio com o apoio de uma comunidade cristã, para que cresçam no amor, com generosidade, fidelidade e paciência”, pede Francisco, no vídeo com a intenção de oração para este mês.

Na mensagem distribuída pela Rede Mundial da Oração do Papa (RMOP), ligada à Companhia de Jesus (Jesuítas), Francisco começa a perguntar se “será verdade que os jovens não se querem casar, especialmente nestes tempos tão difíceis”.
 

O Papa realça que o casamento “não é apenas um ato ‘social’ mas uma vocação que “nasce do coração”, é uma decisão consciente “para toda a vida, que exige uma preparação específica”.
 

“Deus tem um sonho para nós, o amor, e pede-nos que o tornemos nosso. Façamos nosso o amor que é o sonho de Deus”, explica.
 

Francisco salienta que “casar e partilhar a vida é algo maravilhoso”, é uma viagem trabalhosa, por vezes difícil, chega a ser conflituosa, “mas vale a pena animar-se”.
 

“Nesta viagem de toda a vida, a esposa e o esposo não estão sozinhos, Jesus acompanha-os”, refere.

Segundo a subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) “é de fundamental importância anunciar a força e o poder do sacramento como vocação”, numa sociedade secularizada que “não acredita mais no casamento”.
 

“Mostrar que as relações familiares podem ter um valor salvífico para as pessoas e ser um caminho de santidade. Trata-se de levar concretamente Cristo à vida das famílias”, acrescentou Gabriella Gambino.
 

Por sua vez, o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa sublinha que o casamento é uma vocação, “uma resposta ao chamamento do Senhor” e a decisão de casar e constituir família “é fruto do discernimento”.
 

“Viver o sonho que Deus tem para nós – o amor – pede apoio e acompanhamento da comunidade”, realça o padre Frédéric Fornos.
 

A fundação pontifícia RMOP destaca ainda que esta intenção do Papa Francisco surge pleno Ano ‘Família Amoris Laetitia’, que começou a 19 de março e termina a 26 de junho de 2022.
 

Na Igreja Católica existe o movimento Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM) que tem como objetivo dedicar-se à preparação dos noivos para o matrimónio e tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial apoiados na reflexão e no diálogo conjugais.
 

O ‘Vídeo do Papa‘ é uma iniciativa global desenvolvida pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) para difundir as intenções mensais do Santo Padre sobre os desafios da humanidade, que conta com a colaboração do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Papa denúncia solidão e abandono dos idosos

“Muitas vezes me sucedeu, como bispo de Buenos Aires, ir visitar lares de terceira idade, dando-me conta de como raramente recebiam visitas aquelas pessoas: algumas, há muitos meses, não viam os seus familiares”. Papa denúncia a solidão e o abandono dos mais velhos na mensagem para o IV Dia Mundial dos Avós e Idosos.

Ler Mais >>

Não te abandonarei!

No próximo dia 28 de julho assinala-se o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Na mensagem para este dia, o Papa Francisco denuncia a solidão e o abandono dos mais velhos. Juan Ambrosio pega na mensagem do Papa para nos lembrar que avós e idosos “não são só o passado, são também o presente que nos pode dar a garantia de um futuro mais humano”.

Ler Mais >>

Casamento como ato de amor e coragem

Num tempo marcado pelo efémero e pelo descarte “é preciso tomar a cultura do cuidado em relação ao matrimónio”, afirma o Pe. Quirino Sapalo, autor do livro “Casamento-to Hoje – Um desperdício de tempo ou ato de coragem”.

Ler Mais >>

Dia Mundial da População

Neste mês, a convite da ONU, assinala-se o Dia Mundial da População. Somos mais, mas não estamos equitativamente distribuídos pelas várias regiões do globo. E qual o papel da Igreja no planeamento e desenvolvimento populacional mundial. Murillo Missaci reflete sobre o tema.

Ler Mais >>

Férias “pedagógicas”

Os meses de verão são, para muitas pessoas, sinónimo de férias em família. Para as crianças são um tempo mais descontraído depois das regras e disciplina do ano letivo. Mas cuidado… não se pode ceder a todas as “exigências” das crianças. Jorge Cotovio, avô de cinco netos, deixa algumas dicas para que as crianças não esqueçam as regras básicas de convivência em período de férias.

Ler Mais >>