Idosos de Portugal vão ser desafiados a escrever «um sonho, uma memória e uma oração»

Departamento Nacional da Pastoral Familiar lança iniciativas online e propostas de celebração para o dia 25 de julho, I Dia Mundial dos Avós.

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) vai convidar os avós de Portugal a partilhar “um sonho, uma memória e uma oração”, assinalando o dia que lhes é dedicado pela Igreja Católica, que este ano se celebra pela primeira vez, por decisão do Papa.

“Um dos vetores para este dia é convidar os netos a visitarem os avós, jovens  possam visitar até outros idosos sozinhos nas suas casas ou até instituições se for possível, e desafiar os idosos a escreverem um sonho, uma memória e uma oração”,  refere o diretor do DNPF à Agência ECCLESIA.

Francisco Pombas indica que o DNPF desenvolveu “um pequeno desdobrável” para “ser entregue aos filhos e aos netos partilhando os três pilares da mensagem do Papa Francisco”. 

Segundo o responsável, esta iniciativa pretende que, além da “estimulação cognitiva”, os avós se tornem “protagonistas e exemplo” para as novas gerações, nesta forma de “não haver idade de reforma para anunciar o Evangelho”, como disse o Papa. 

O entrevistado adiantou ainda que o DNPF vai promover “uma mesa-redonda” sobre o tema, com transmissão online, onde o “mediatismo será dado aos avós”, seguindo-se depois o lançamento de vários vídeos de avós.

“Estes vídeos, que vão ser lançados nas nossas plataformas online, mostram avós ativos, em várias áreas, seja na pastoral mas também noutros vetores da sociedade como a cultura, a política ou na própria educação dos filhos e netos”, explica.

Para evocar este I Dia dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco, com o tema “Eu estou contigo todos os dias”, o DNPF quer “incentivar as paróquias” a terem uma celebração eucarística, “com participação conjunta dos avós e dos netos, unindo várias gerações”.  

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>