Idosos de Portugal vão ser desafiados a escrever «um sonho, uma memória e uma oração»

Departamento Nacional da Pastoral Familiar lança iniciativas online e propostas de celebração para o dia 25 de julho, I Dia Mundial dos Avós.

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) vai convidar os avós de Portugal a partilhar “um sonho, uma memória e uma oração”, assinalando o dia que lhes é dedicado pela Igreja Católica, que este ano se celebra pela primeira vez, por decisão do Papa.

“Um dos vetores para este dia é convidar os netos a visitarem os avós, jovens  possam visitar até outros idosos sozinhos nas suas casas ou até instituições se for possível, e desafiar os idosos a escreverem um sonho, uma memória e uma oração”,  refere o diretor do DNPF à Agência ECCLESIA.

Francisco Pombas indica que o DNPF desenvolveu “um pequeno desdobrável” para “ser entregue aos filhos e aos netos partilhando os três pilares da mensagem do Papa Francisco”. 

Segundo o responsável, esta iniciativa pretende que, além da “estimulação cognitiva”, os avós se tornem “protagonistas e exemplo” para as novas gerações, nesta forma de “não haver idade de reforma para anunciar o Evangelho”, como disse o Papa. 

O entrevistado adiantou ainda que o DNPF vai promover “uma mesa-redonda” sobre o tema, com transmissão online, onde o “mediatismo será dado aos avós”, seguindo-se depois o lançamento de vários vídeos de avós.

“Estes vídeos, que vão ser lançados nas nossas plataformas online, mostram avós ativos, em várias áreas, seja na pastoral mas também noutros vetores da sociedade como a cultura, a política ou na própria educação dos filhos e netos”, explica.

Para evocar este I Dia dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco, com o tema “Eu estou contigo todos os dias”, o DNPF quer “incentivar as paróquias” a terem uma celebração eucarística, “com participação conjunta dos avós e dos netos, unindo várias gerações”.  

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Sevilha, entre a liturgia e as tradições populares

“É uma mistura de arte, espiritualidade, cultura e folclore”, afirma Cristiano Cirillo ao descrever as celebrações da Semana Santa em Sevilha. Uma viagem pelas tradições e devoções sevilhanas à volta de toda uma cenografia da Paixão de Cristo.

Ler Mais >>

Centenário da Ordenação Sacerdotal de Mons. Brás celebrado em Roma

A trajetória e o legado do Pe. Alves Brás foram lembrados em Roma. Mons. Fernando Matos, Postulador da causa de canonização do Fundador da Família Blasiana, presidiu a uma celebração de Ação de Graças que fez memória dos 100 anos de Ordenação Sacerdotal. Murillo Missaci foi um dos participantes e conta-nos como foi.

Ler Mais >>

A ‘paixão’ da educação

O Conselho de Ministro aprovou, recentemente, a criação de contratos de associação com privados e setor cooperativo para abrir 200 novas salas no pré-escolar. A medida é analisada com ponderação por Jorge Cotovio, depois de traçar um retrato da relação das últimas décadas entre Estado e privado no que diz respeito ao setor educativo.

Ler Mais >>