JMJ 2023 desafia jovens a missão «pelos avós e os idosos»

Juventude vai ser protagonista de um «grande movimento de esperança» nas dioceses portuguesas.

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, e as dioceses portuguesas convidam os jovens a participar “num grande movimento nacional” que os quer juntar aos avós e os idosos, dias 24 e 25 de julho.

“O convite é, onde quer que estejamos, olhar e cuidar dos avós e dos mais velhos, seguindo precisamente o apelo do Papa Francisco do encontro de gerações; Olhando para a realidade em que vives, faças aí diferença”, explica o Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023.

O Papa Francisco instituiu a celebração de um ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’, que se vai assinalar no quarto domingo de julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho).

“O futuro do mundo está na aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante?”, escreveu o Papa.

Neste contexto, a organização da Jornada Mundial da Juventude 2023 e as dioceses portuguesas incentivam os jovens da dar expressão à mensagem de Francisco na iniciativa ‘Faz Missão pelos Avós e os Idosos’, nos dias 24 e 25 de julho.

As possibilidades para realizar esta missão “são inúmeras”, como telefonar aos avós, conversar à janela com um vizinho mais velho “que se encontre sozinho”, ir às compras por um idoso que “não tenha a família por perto”, colaborar com o centro de dia da paróquia.

Os jovens são convidados a vestir a t-shirt da JMJ Lisboa 2023, para dar visibilidade a este “grande movimento de esperança” e a partilhar nas redes sociais uma fotografia ou vídeo da missão, os hashtags (marcadores) #Lisboa2023 e #Iamwithyoualways.

No contexto da pandemia Covid-19, a organização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa e as dioceses portuguesas lembram que “é fundamental” que a missão seja realizada seguindo “sempre as normas da DGS”, cumprindo “todas as medidas de segurança e distanciamento social”.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>