JMJ 2023 desafia jovens a missão «pelos avós e os idosos»

Juventude vai ser protagonista de um «grande movimento de esperança» nas dioceses portuguesas.

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, e as dioceses portuguesas convidam os jovens a participar “num grande movimento nacional” que os quer juntar aos avós e os idosos, dias 24 e 25 de julho.

“O convite é, onde quer que estejamos, olhar e cuidar dos avós e dos mais velhos, seguindo precisamente o apelo do Papa Francisco do encontro de gerações; Olhando para a realidade em que vives, faças aí diferença”, explica o Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023.

O Papa Francisco instituiu a celebração de um ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’, que se vai assinalar no quarto domingo de julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho).

“O futuro do mundo está na aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante?”, escreveu o Papa.

Neste contexto, a organização da Jornada Mundial da Juventude 2023 e as dioceses portuguesas incentivam os jovens da dar expressão à mensagem de Francisco na iniciativa ‘Faz Missão pelos Avós e os Idosos’, nos dias 24 e 25 de julho.

As possibilidades para realizar esta missão “são inúmeras”, como telefonar aos avós, conversar à janela com um vizinho mais velho “que se encontre sozinho”, ir às compras por um idoso que “não tenha a família por perto”, colaborar com o centro de dia da paróquia.

Os jovens são convidados a vestir a t-shirt da JMJ Lisboa 2023, para dar visibilidade a este “grande movimento de esperança” e a partilhar nas redes sociais uma fotografia ou vídeo da missão, os hashtags (marcadores) #Lisboa2023 e #Iamwithyoualways.

No contexto da pandemia Covid-19, a organização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa e as dioceses portuguesas lembram que “é fundamental” que a missão seja realizada seguindo “sempre as normas da DGS”, cumprindo “todas as medidas de segurança e distanciamento social”.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

A sabedoria que parte do coração humano

“Neste tempo que corre o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade, a nossa reflexão só pode partir do coração humano”. É com este pressuposto que Francisco alerta para as potencialidades e perigos da comunicação num mundo cada vez mais complexo da inteligência artificial.

Ler Mais >>

Construímo-nos na relação

Contruímo-nos na relação e a construção da identidade tem uma dimensão relacional e uma dimensão singular. Como cristãos somos chamados a viver a dimensão de Igreja mas também de cidadania e a esperança cristã deve ser testemunhada na vida de cada um mas também na relação com os outros. Ideias saídas do II Fórum Família.

Ler Mais >>

Vinde Espírito Santo!

No contexto do Mistério Pascal, Furtado Fernandes evoca a vinda do Espírito Santo para renovar mentalidades e comportamentos, num mundo dilacerado pelos horrores da guerra.

Ler Mais >>