Faleceu Monsenhor José Vieira

Foi um grande defensor da imprensa de inspiração cristã e um marco na história do Jornal da Beira.

Monsenhor José Fernandes Vieira, da Diocese de Viseu, faleceu no passado dia 5 de outubro. 

Este sacerdote, que viria a dedicar grande parte da sua vida à imprensa de inspiração cristã,  nasceu na paróquia de São Martinho de Sejães a 04 de julho de 1930. Fez a sua formação nos Seminários Menor e Maior de Viseu e foi ordenado sacerdote por D. José Moreira Pinto em 1953.

Iniciou a sua vida pastoral como sub-diretor do Lar-Escola de Santo António em Viseu em 1953 e desempenhou vários cargos na diocese: Professor de Religião e Moral, Assistente da Ação Católica, Vice-Presidente do Instituto de Santa Teresinha, Capelão da Casa de Reclusão, Reitor da Igreja dos Terceiros e Capelão da Casa de Santa Zita.

No Jornal da Beira, ao serviço da imprensa católica e regionalista, esteve 46 anos nos cargos de Chefe de Redação, Administrador, Articulista, Diretor, Presidente da Fundação Jornal da Beira.

Foi Presidente do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, Delegado da Rádio Renascença em Viseu, Membro da Comissão Instaladora da Universidade Católica em Viseu e do seu Secretariado Executivo, Membro do Conselho Presbiteral, Diretor do Museu da Catedral e Membro do Cabido da Sé.

Foi também um grande amigo do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) que aqui lhe presta uma sentida homenagem.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>