Faleceu Monsenhor José Vieira

Foi um grande defensor da imprensa de inspiração cristã e um marco na história do Jornal da Beira.

Monsenhor José Fernandes Vieira, da Diocese de Viseu, faleceu no passado dia 5 de outubro. 

Este sacerdote, que viria a dedicar grande parte da sua vida à imprensa de inspiração cristã,  nasceu na paróquia de São Martinho de Sejães a 04 de julho de 1930. Fez a sua formação nos Seminários Menor e Maior de Viseu e foi ordenado sacerdote por D. José Moreira Pinto em 1953.

Iniciou a sua vida pastoral como sub-diretor do Lar-Escola de Santo António em Viseu em 1953 e desempenhou vários cargos na diocese: Professor de Religião e Moral, Assistente da Ação Católica, Vice-Presidente do Instituto de Santa Teresinha, Capelão da Casa de Reclusão, Reitor da Igreja dos Terceiros e Capelão da Casa de Santa Zita.

No Jornal da Beira, ao serviço da imprensa católica e regionalista, esteve 46 anos nos cargos de Chefe de Redação, Administrador, Articulista, Diretor, Presidente da Fundação Jornal da Beira.

Foi Presidente do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, Delegado da Rádio Renascença em Viseu, Membro da Comissão Instaladora da Universidade Católica em Viseu e do seu Secretariado Executivo, Membro do Conselho Presbiteral, Diretor do Museu da Catedral e Membro do Cabido da Sé.

Foi também um grande amigo do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) que aqui lhe presta uma sentida homenagem.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

“Porque não eu?”

Sonhava casar com um bom homem e ter muitos filhos. Um dia descobre que Deus tinha outro projeto para ela. A história de uma vocação em discurso direto

Ler Mais >>