Iniciativas globais pelo sucesso da COP26

Iniciativas internacionais, promovidas por organismos e leigos católicos, realizam-se até 12 de novembro, o dia em que termina a Cimeira do Clima em Glasgow, na Escócia. (Foto: Robert Perry / EPA)

Milhares de organizações e leigos católicos estão a acompanhar a COP26 com diversas iniciativas mundiais, em resposta ao apelo do Papa, para que sejam tomadas medidas urgentes e decisivas que possam responder ao problema das alterações climáticas.

Numa carta aberta dirigida aos líderes mundiais, o ‘Movimento Laudato Si’ afirma que “mais de 100 mil fiéis dos seis continentes e 430 organizações católicas, representando coletivamente centenas de milhares de católicos, apoiaram o apelo do Papa Francisco assinando a petição ‘Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis’ “.

Esta é uma das diversas iniciativas que estão a acontecer em todo o mundo.

Nos próximos dias 5 e 6 de novembro decorrerá uma vigília global de 24 horas pelo clima e a ‘Rede Casa Comum’ adianta que em Portugal também se vão associar à iniciativa que se realiza em Glasgow, na Escócia, num evento a ter lugar no Centro Universitário dos Jesuítas em Lisboa (CUPAV).

No dia 6 realiza-se uma caminhada, com início na Praça Martim Moniz, em Lisboa, a partir das 15h00.

A Associação ‘Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade’, em Ourém, vai rezar o Terço pela COP26 com o Santuário de Fátima, nos dias 10 e 26 de novembro, às 18h30, na Capelinha das Aparições.

“Unir mais para dar mais voz e corpo” a esta preocupação ambiental, pelo planeta e as pessoas que mais sofrem com o clima, é o propósito desta associação que divulgou outras iniciativas, com o propósito que mais instituições e organizações também adiram, para além das suas atividades particulares.

Também a Confederação Internacional da Cáritas fez um apelo a favor dos pobres e dos refugiados climáticos, exigindo a intervenção dos responsáveis internacionais que participam na COP26.

No último dia da Cimeira do Clima, está prevista uma oração, “transmitida em espanhol com tradução simultânea em inglês, português e italiano”, pelas 17h00 de Madrid, menos uma hora em Lisboa.

Dias antes do início desta cimeira, 72 instituições religiosas de vários países comunicaram o seu compromisso para desinvestir em combustíveis fósseis, num total de “4,2 mil milhões de dólares em ativos combinados sob a sua gestão”, sendo este o “maior anúncio de desinvestimento conjunto de todos os tempos”.

Esta foi uma resposta ao apelo do Papa Francisco e de outros líderes religiosos dirigidos aos governos globais para abordar a “crise ecológica sem precedentes”, mostrando que o “número crescente” das instituições responde à recomendação do Vaticano para um desinvestimento de combustíveis fósseis e um investimento em soluções climáticas.

Fonte: Rádio Renascença

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

O primeiro lugar onde aprendemos a amar

No Dia Internacional da Família somos convidados a olhar para o lar como o primeiro espaço onde se aprende a amar. Entre gestos de escuta, partilha, perdão e cuidado, é no quotidiano familiar que se formam os laços e se constrói, dia após dia, a educação do coração.

Ler Mais >>

O contexto histórico da ‘Provida Mater Ecclesia’

Tornar mais conhecida a Consagração Secular é o objetivo de uma série de artigos que o Jornal da Família vai publicar ao longo dos próximos meses. A iniciativa tem no horizonte o dia 30 de janeiro de 2027, data em que os Institutos Seculares Portugueses vão celebrar os 80 anos da Constituição Apostólica Provida Mater Ecclesia. Este documento, publicado pelo Papa Pio XII, reconhece a Consagração Secular como uma forma legítima de vocação na Igreja. No primeiro artigo olhamos para o ano de 1947 para “O contexto histórico da Provida Mater Ecclesia”

Ler Mais >>

Redes sociais degradam bem-estar dos adolescentes

À medida que estudos e relatórios revelam o impacto negativo das redes sociais no bem‑estar dos adolescentes, torna‑se claro que a família, a escola e a sociedade têm um papel fundamental a desempenhar: educar para o amor, para os limites e para um uso responsável da tecnologia. Opinião de Jorge Cotovio.

Ler Mais >>