“Família sujeito de Evangelização” é o tema da Jornada Nacional da Pastoral Familiar

Jornada Nacional da Pastoral Familiar decorre no dia 13 de novembro no Seminário de Leiria.

“As famílias cristãs são, pela graça do sacramento nupcial, os sujeitos principais da pastoral familiar”,  pode ler-se no ponto 200 da Exortação Amoris Laetitia.   

Foi a partir deste ponto quea Comissão Episcopal do Laicado e Família e o Departamento Nacional da Pastoral Familiar lançaram o mote para a sua jornada anual que este ano têm por tema “Família sujeito de Evangelização”.

O evento decorrerá ao longo do próximo dia 13 de novembro, no Seminário de Leiria, e tem orientação do padre Ricardo Freire, membro da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

Segundo os promotores, “partilhar ideias e definir estratégias que permitam contribuir para que as famílias se tornem verdadeiramente «os sujeitos principais da pastoral familiar» (AL 200), numa clara implementação prática de um processo sinodal, envolvendo dioceses e movimentos” é um dos principais objetivos da jornada.  

Mas o dia de trabalhos pretende também “que os participantes ensaiem um percurso de discernimento pastoral, reforçando competências e fomentando o entusiasmo necessário para, se assim o entenderem, o aplicarem nas suas estruturas pastorais”.

A jornada quer ter um  formato  “menos expositivo e mais de comunhão de ideias e opiniões”, totalmente alinhado com o percurso sinodal lançado pelo Papa Francisco. 

O objetivo é que os participantes – delegados das várias dioceses e movimentos – adquiriam uma formação prática capaz de dinamizar  as “suas realidades pastorais”.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Com sobriedade e intensidade

Numa época com forte apelo ao consumismo, Juan Ambrosio evoca a ‘Laudato si’ para nos alertar para o sobriedade sem nunca perder o sentido cristão do Natal.

Ler Mais >>

O Papa Francisco e a COP28

Por estes dias, decorre no Dubai a COP28. O que se espera da Cimeira do Clima? Acelerar a descarbonizarão e compensar o Sul Global onde é maior o impacto das alterações climáticas. A análise de Murillo Missaci.

Ler Mais >>

Inteligência espiritual

O que é a inteligência espiritual? É a inteligência que “pretende capacitar-nos para lidar com a fugacidade da vida e as vicissitudes do tempo”, explica Furtado Fernandes num artigo focado no “sentido da vida

Ler Mais >>

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>