“Família sujeito de Evangelização” é o tema da Jornada Nacional da Pastoral Familiar

Jornada Nacional da Pastoral Familiar decorre no dia 13 de novembro no Seminário de Leiria.

“As famílias cristãs são, pela graça do sacramento nupcial, os sujeitos principais da pastoral familiar”,  pode ler-se no ponto 200 da Exortação Amoris Laetitia.   

Foi a partir deste ponto quea Comissão Episcopal do Laicado e Família e o Departamento Nacional da Pastoral Familiar lançaram o mote para a sua jornada anual que este ano têm por tema “Família sujeito de Evangelização”.

O evento decorrerá ao longo do próximo dia 13 de novembro, no Seminário de Leiria, e tem orientação do padre Ricardo Freire, membro da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

Segundo os promotores, “partilhar ideias e definir estratégias que permitam contribuir para que as famílias se tornem verdadeiramente «os sujeitos principais da pastoral familiar» (AL 200), numa clara implementação prática de um processo sinodal, envolvendo dioceses e movimentos” é um dos principais objetivos da jornada.  

Mas o dia de trabalhos pretende também “que os participantes ensaiem um percurso de discernimento pastoral, reforçando competências e fomentando o entusiasmo necessário para, se assim o entenderem, o aplicarem nas suas estruturas pastorais”.

A jornada quer ter um  formato  “menos expositivo e mais de comunhão de ideias e opiniões”, totalmente alinhado com o percurso sinodal lançado pelo Papa Francisco. 

O objetivo é que os participantes – delegados das várias dioceses e movimentos – adquiriam uma formação prática capaz de dinamizar  as “suas realidades pastorais”.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>