As famílias na intenção de oração do Papa

Viver a gratuidade do amor, aprender com os erros e encontrar a presença de Deus em todos os momentos. Neste mês de junho a intenção de oração do Papa Francisco é pelas famílias.

As famílias estão na intenção de oração do Papa para este mês de junho. Francisco pede “pelas famílias cristãs de todo o mundo, para que, com gestos concretos, vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana”. 

A intenção de oração deste mês, divulgada através de O Vídeo do Papa coincide com a celebração do Encontro Mundial das Famílias, de 22-26 de junho, em Roma, um evento que encerra um ano dedicado à meditação sobre a família, por ocasião do 5.º aniversário da Exortação Apostólica Amoris laetitia.

Na edição de junho de O Vídeo do Papa, produzido pela Rede Mundial de Oração do Papa em colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Francisco afirma que “a família é o lugar onde aprendemos a viver juntos, a conviver com os mais novos  e os mais velhos” mas também a “estarmos unidos nas diferenças” e assim evangelizar “com o nosso exemplo de vida”.

Francisco afirma que “não existe a família perfeita” e que “não devemos ter medo dos erros” mas devemos “aprender com eles para podermos avançar”.

Na nota de imprensa que acompanha o lançamento de O Vídeo do Papa, o cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, realça também que “não existe a família perfeita” e que “todas as famílias têm preocupações, sofrimentos, mas também alegrias e esperanças”. Para o cardeal Farrell “são as relações amorosas entre cônjuges, pais, filhos e avós que os tornam caminhos de santidade, feitos de simples gestos diários, que pouco a pouco tornam extraordinários os momentos comuns”.

No vídeo, o Papa desta ainda a constante presença de Deus em todos os momentos da vida da família.

Onde quer que as famílias se encontrem “no vai e vem da barca agitada pelo mar”, diz Francisco, Deus está lá. “Quando discutimos, quando sofremos, quando estamos felizes, o Senhor está ai”, adianta.

“O amor na família é um caminho pessoal de santidade, para cada um de nós.  Foi por isso que o escolhi como tema para o Encontro Mundial das Famílias deste mês”

O P. Frédéric Fornos, sj, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, no comentário à intenção de oração de Francisco, sustenta que “a família é o lugar para aprender a amar, para conviver na diferença, aprendendo com os erros, conscientes de que o Senhor está presente, ajuda e acompanha. Esta experiência da presença de Deus nasce da oração, e é, por isso, que é importante rezar pela intenção de oração do Papa”.

A nota de imprensa recorda ainda um estudo do Instituto Pew de 2021  que revelou que “o que dá sentido à existência das pessoas inquiridas é, em primeiro lugar, a família, antes da profissão, do bem-estar material ou da saúde. Por isso, é tão importante cuidar da própria família, na sua realidade concreta”, afirma a nota de imprensa.

Este é o segundo vídeo de uma série de três dedicada à família, O primeiro foi dedicado aos jovens a quem o Papa pediu que sigam o exemplo de Maria como modelo de escuta, discernimento e serviço.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Encerramento do Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás

Família Blasiana encerra em Fátima Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás. “Com Maria, guardiã das famílias, agradecemos o dom do Pe. Brás” é o mote da celebração marcado pela Peregrinação ao Santuário e um momento cultural e recreativo no Auditório Paulo VI, que conta com a música de Alda Casqueira e Animatus Band.

Ler Mais >>

Desafios da Pastoral Familiar: olhar a realidade concreta e cuidar

Olhar a realidade concreta e cuidar são os grandes desafios apontados por Claudia Leal Luna para a Pastoral Familiar. A docente do Pontifício Instituto João Paulo II para as Ciências do Matrimónio e da Família passou por Portugal para participar no congresso “Atravessados pelo Amor e Pela Esperança – Cuidar as famílias com(o) o Pe. Brás”.

Ler Mais >>

Esta é a hora do amor – Leão XIV

A escolha do nome e as primeiras intervenções do novo Papa indicam um caminho. Juan Ambrosio revisitou as primeiras intervenções de Leão XIV e traça as primeiras impressões sobre o novo Papa.

Ler Mais >>