As famílias estão na intenção de oração do Papa para este mês de junho. Francisco pede “pelas famílias cristãs de todo o mundo, para que, com gestos concretos, vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana”.
A intenção de oração deste mês, divulgada através de O Vídeo do Papa coincide com a celebração do Encontro Mundial das Famílias, de 22-26 de junho, em Roma, um evento que encerra um ano dedicado à meditação sobre a família, por ocasião do 5.º aniversário da Exortação Apostólica Amoris laetitia.
Na edição de junho de O Vídeo do Papa, produzido pela Rede Mundial de Oração do Papa em colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Francisco afirma que “a família é o lugar onde aprendemos a viver juntos, a conviver com os mais novos e os mais velhos” mas também a “estarmos unidos nas diferenças” e assim evangelizar “com o nosso exemplo de vida”.
Francisco afirma que “não existe a família perfeita” e que “não devemos ter medo dos erros” mas devemos “aprender com eles para podermos avançar”.
Na nota de imprensa que acompanha o lançamento de O Vídeo do Papa, o cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, realça também que “não existe a família perfeita” e que “todas as famílias têm preocupações, sofrimentos, mas também alegrias e esperanças”. Para o cardeal Farrell “são as relações amorosas entre cônjuges, pais, filhos e avós que os tornam caminhos de santidade, feitos de simples gestos diários, que pouco a pouco tornam extraordinários os momentos comuns”.
No vídeo, o Papa desta ainda a constante presença de Deus em todos os momentos da vida da família.
Onde quer que as famílias se encontrem “no vai e vem da barca agitada pelo mar”, diz Francisco, Deus está lá. “Quando discutimos, quando sofremos, quando estamos felizes, o Senhor está ai”, adianta.
“O amor na família é um caminho pessoal de santidade, para cada um de nós. Foi por isso que o escolhi como tema para o Encontro Mundial das Famílias deste mês”
O P. Frédéric Fornos, sj, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, no comentário à intenção de oração de Francisco, sustenta que “a família é o lugar para aprender a amar, para conviver na diferença, aprendendo com os erros, conscientes de que o Senhor está presente, ajuda e acompanha. Esta experiência da presença de Deus nasce da oração, e é, por isso, que é importante rezar pela intenção de oração do Papa”.
A nota de imprensa recorda ainda um estudo do Instituto Pew de 2021 que revelou que “o que dá sentido à existência das pessoas inquiridas é, em primeiro lugar, a família, antes da profissão, do bem-estar material ou da saúde. Por isso, é tão importante cuidar da própria família, na sua realidade concreta”, afirma a nota de imprensa.
Este é o segundo vídeo de uma série de três dedicada à família, O primeiro foi dedicado aos jovens a quem o Papa pediu que sigam o exemplo de Maria como modelo de escuta, discernimento e serviço.
IM