As famílias na intenção de oração do Papa

Viver a gratuidade do amor, aprender com os erros e encontrar a presença de Deus em todos os momentos. Neste mês de junho a intenção de oração do Papa Francisco é pelas famílias.

As famílias estão na intenção de oração do Papa para este mês de junho. Francisco pede “pelas famílias cristãs de todo o mundo, para que, com gestos concretos, vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana”. 

A intenção de oração deste mês, divulgada através de O Vídeo do Papa coincide com a celebração do Encontro Mundial das Famílias, de 22-26 de junho, em Roma, um evento que encerra um ano dedicado à meditação sobre a família, por ocasião do 5.º aniversário da Exortação Apostólica Amoris laetitia.

Na edição de junho de O Vídeo do Papa, produzido pela Rede Mundial de Oração do Papa em colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Francisco afirma que “a família é o lugar onde aprendemos a viver juntos, a conviver com os mais novos  e os mais velhos” mas também a “estarmos unidos nas diferenças” e assim evangelizar “com o nosso exemplo de vida”.

Francisco afirma que “não existe a família perfeita” e que “não devemos ter medo dos erros” mas devemos “aprender com eles para podermos avançar”.

Na nota de imprensa que acompanha o lançamento de O Vídeo do Papa, o cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, realça também que “não existe a família perfeita” e que “todas as famílias têm preocupações, sofrimentos, mas também alegrias e esperanças”. Para o cardeal Farrell “são as relações amorosas entre cônjuges, pais, filhos e avós que os tornam caminhos de santidade, feitos de simples gestos diários, que pouco a pouco tornam extraordinários os momentos comuns”.

No vídeo, o Papa desta ainda a constante presença de Deus em todos os momentos da vida da família.

Onde quer que as famílias se encontrem “no vai e vem da barca agitada pelo mar”, diz Francisco, Deus está lá. “Quando discutimos, quando sofremos, quando estamos felizes, o Senhor está ai”, adianta.

“O amor na família é um caminho pessoal de santidade, para cada um de nós.  Foi por isso que o escolhi como tema para o Encontro Mundial das Famílias deste mês”

O P. Frédéric Fornos, sj, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, no comentário à intenção de oração de Francisco, sustenta que “a família é o lugar para aprender a amar, para conviver na diferença, aprendendo com os erros, conscientes de que o Senhor está presente, ajuda e acompanha. Esta experiência da presença de Deus nasce da oração, e é, por isso, que é importante rezar pela intenção de oração do Papa”.

A nota de imprensa recorda ainda um estudo do Instituto Pew de 2021  que revelou que “o que dá sentido à existência das pessoas inquiridas é, em primeiro lugar, a família, antes da profissão, do bem-estar material ou da saúde. Por isso, é tão importante cuidar da própria família, na sua realidade concreta”, afirma a nota de imprensa.

Este é o segundo vídeo de uma série de três dedicada à família, O primeiro foi dedicado aos jovens a quem o Papa pediu que sigam o exemplo de Maria como modelo de escuta, discernimento e serviço.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>

«Alegres na esperança» (Rm 12, 12)

A caminho do Jubileu de 2025, a esperança torna-se o fio condutor da mensagem do Papa Francisco para a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebra a 26 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei.

Ler Mais >>

Haverá anos letivos tranquilos?

Um olhar pelo passado para constatar que a instabilidade do presente não é algo novo. E em matéria de educação, mais do que lamentar a “instabilidade ” do arranque de mais um ano letivo, há que transmitir “serenidade e confiança às crianças e aos jovens”. O artigo de Jorge Cotovio na edição de novembro do Jornal da Família.

Ler Mais >>

Alarme para defender a vida na Terra

Estamos a chegar ao “ponto de rutura” escreve o Papa Francisco na Exortação ‘Laudate Deum’. Octávio Morgadinho traça no artigo deste mês as linhas gerais do novo documento papal que deixa o alerta: “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior inimigo de si mesmo”.

Ler Mais >>

Se queres a paz, prepara-te para a paz

Perante um mundo que nos é apresentado com “horrorosas imagens da guerra”, Juan Ambrosio acredita que “o mundo e a existência” continuam a ser “sustentados pelo amor e pela bondade”. E a chave para a paz reside na educação.

Ler Mais >>

Eslovénia, o dom da natureza

O Lago de Bled é um lugar rodeado de silêncio e de natureza onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ponto de encontro das famílias que ali peregrinam ao fim de semana. Fica na Eslovénia e encantou Cristiano Cirillo que fez dele o mote para a crónica da rubrica “A beleza da espiritualidade em viagem”.

Ler Mais >>