As famílias perceberam que “estamos aqui para acolher”

Instituto Secular das Cooperadoras da Família e Movimento por um Lar Cristão na Festa da Família da Diocese de Lisboa.

A Festa da Família voltou a sair à rua em muitas dioceses do país após dois anos de ausência presencial devido à pandemia. No fim de semana em que terminou em Roma o X Encontro Mundial das Famílias (25 e 26 de junho), muitas foram as dioceses que escolheram esta data para juntarem famílias, Movimentos e Obras numa festa de acolhimento.

Na diocese de Lisboa, o Parque Urbano da Quinta da Flamenga em Vialonga, no Concelho de Vila Franca de Xira, foi o ponto de encontro e o palco onde também esteve presente o Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) e o Movimento por um Lar Cristão (MLC), membros da Família Blasiana.

Conhecer famílias e dar-se a conhecer às famílias poderia ser o mote para a presença do Instituto e do Movimento fundados por Monsenhor Alves Brás. “Temos suscitado curiosidade por parte dos jovens e de algumas famílias que por aqui passam”, afirmou a Cooperadora Elisabete Puga. “Houve uma mãe que nos desafiou a ir às paróquias fazer sessões para ensinarmos, por exemplo, as crianças a colaborar nos trabalhos de casa ou ajudá-las a rezar”, contou.

Foram vários os jogos didáticos que as Cooperadoras levaram para a Festa da Família. Através deles quiserem envolver filhos, pais e avós e dar a conhecer o carisma e a missão deste Instituto Secular de Vida Consagrada focado na santificação da Família.

Por seu lado, o Movimento por um Lar Cristão lamenta que as paróquias não apostem na convocação dos casais para estes eventos. “As pessoas que por aqui  estão acabam por ser pessoas que estão ligadas aos Movimentos e às Obras da Igreja” afirma Anabela Aires, membro do casal presidente do MLC. “Gostaria que caminhássemos mais para fora e conseguíssemos alcançar casais fora da Igreja”, acrescenta.

A três anos da celebração dos 100 anos da ordenação sacerdotal do fundador do MLC, este encontro serviu para divulgar a figura deste sacerdote junto dos seminaristas. “O MLC é um movimento fundado por um padre português, muitos dos movimentos que aqui estão presentes foram fundados por padres estrangeiro. Este é nosso e temos de o dar a conhecer”, conta Anabela Aires.

E o que levam as famílias de encontros como este? Elisabete Puga não tem dúvidas: “As famílias que por aqui passaram perceberam que nós estamos aqui para acolher” .

O final do evento contou com a celebração eucarística presidida por D. Manuel Clemente em que participaram casais que ao longo deste ano celebram 10, 25, 50, 60 ou mais anos de casados.

Na homilia, o cardeal-patriarca falou da “proposta matrimonial cristã” como uma proposta “possível”. “Cada casal cristão, de sacramento do matrimónio unidos no Senhor Jesus, é um sinal de que isto é possível”.

Para D. Manuel Clemente a “proposta matrimonial cristã não é uma proposta qualquer, é aquela que se consegue em Cristo e não se consegue sem Ele”.

O patriarca de Lisboa falou do casamento, da relação homem/mulher, da simpatia mútua, da geração de filhos como “realidades humanas da criação e por isso boas” mas para se sustentaram é “preciso que se consigam a partir do amor de Deus”.

Para D. Manuel Clemente cada casal ali presente “ é um sinal de que isto é possível, de que o projeto de dádiva de Deus é possível”.

Galeria de fotos

IM
Artigo da edição de julho do Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>