Conhecer-se, dar-se a conhecer e expandir-se. Apostas do MLC para o novo ano pastoral

Movimento por um Lar Cristão reuniu Equipa Nacional e traçou as prioridades para o próximo ano pastoral

O Movimento por um Lar Cristão (MLC) quer chegar a mais casais noutras dioceses e noutras localidades.  No passado dia 9 de julho reuniu a Equipa Nacional, em Fátima, sob o lema que orienta este ano o trabalho deste Movimento: “Das Famílias, para as Famílias”.  Foi um olhar pelo último ano de atividades e o programar do próximo.

Para o ano 2022/2023 o MLC quer conhecer-se melhor e conhecer melhor a vida do Padre Brás, perceber o que trouxe o MLC a cada um dos seus membros e à sua família, desenvolver o sentido de pertença a este Movimento, fortalecer os laços dentro da Família Blasiana e fomentar o desejo de convidar outras famílias para este Movimento, fundado por Mons. Alves Brás.

No decorrer do encontro foram apontadas duas datas a reservar na agenda: 24 de setembro – Reunião da Equipa Nacional (Fátima) e o Congresso Eleitoral e 23 de outubro – Peregrinação a Fátima da Família Blasiana.

Para começar a cumprir alguns  dos objetivos estabelecidos, todas as dioceses foram desafiadas a trazer para a reunião de setembro a resposta às seguintes questões:  “A Família Blasiana é composta por…”;  “O que é para cada um de vocês o MLC?”e  “O que é que o MLC trouxe à vossa família?”

Com o objetivo de divulgar o Movimento, foi lançado o convite para que, em cada diocese, Cooperadoras da Família e famílias darem a conhecer a Sacerdotes e Seminaristas o Movimento Por Um Lar Cristão e a Família Blasiana.

Foi ainda apresentado um esboço do 1º Boletim de Apoio às Reuniões (BAR) para que as sugestões de todos possam contribuir para a sua melhoria.

No decorrer dos trabalhos foram dadas explicações sobre o Congresso Eleitoral e apresentou-se um esboço de powerpoint para que todos participem com ideias.

O encontro da Equipa Nacional, que marcou o regresso às reuniões presenciais,  contou com a equipa executiva, as coordenadoras das diferentes dioceses e outras famílias MLC que aceitaram  o convite, as Cooperadoras da Família, o Assistente Nacional do MLC, Frei José Filipe Rodrigues, e o Assistente Diocesano de Lisboa, Pe. Rui Louro.

Este encontro serviu também para olhar o passado e fazer o balanço das atividades que marcaram o último ano. Foi dada a palavra aos coordenadores e às Cooperadoras da Família das diferentes dioceses que descreveram as atividades do Ano pastoral 2021/2022 e adiantaram a programação 2022/2023.

Posteriormente, a equipa executiva fez o ponto de situação das suas atividades: o Retiro Nacional, Webinares, apresentação do MLC ao CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio), programa na rádio, encontros com a CNAL (Conferência Nacional das Associações do Apostolado dos Leigos), Pastoral Familiar, encontro com a Família Blasiana, etc.

Ficou a sugestão de se programarem reuniões via zoom entre Frei Filipe, Padre Rui Louro, equipa executiva e os Sacerdotes que acompanham as diferentes dioceses. Ficou ainda outra sugestão de  reunião entre a Equipa Executiva, Coordenadores e Cooperadoras da família.

Antes do encontro, na Capelinha das Aparições, o MLC assumiu a dinamização do Rosário e a celebração da Eucaristia, presidida pelo Frei Filipe, coadjuvado pelo Pe. Rui Louro. A animação do Rosário teve a participação ativa dos casais de Aveiro, Coimbra, Casegas, Castelo Branco e Lisboa.

Movimento por um Lar Cristão


Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>