Conhecer-se, dar-se a conhecer e expandir-se. Apostas do MLC para o novo ano pastoral

Movimento por um Lar Cristão reuniu Equipa Nacional e traçou as prioridades para o próximo ano pastoral

O Movimento por um Lar Cristão (MLC) quer chegar a mais casais noutras dioceses e noutras localidades.  No passado dia 9 de julho reuniu a Equipa Nacional, em Fátima, sob o lema que orienta este ano o trabalho deste Movimento: “Das Famílias, para as Famílias”.  Foi um olhar pelo último ano de atividades e o programar do próximo.

Para o ano 2022/2023 o MLC quer conhecer-se melhor e conhecer melhor a vida do Padre Brás, perceber o que trouxe o MLC a cada um dos seus membros e à sua família, desenvolver o sentido de pertença a este Movimento, fortalecer os laços dentro da Família Blasiana e fomentar o desejo de convidar outras famílias para este Movimento, fundado por Mons. Alves Brás.

No decorrer do encontro foram apontadas duas datas a reservar na agenda: 24 de setembro – Reunião da Equipa Nacional (Fátima) e o Congresso Eleitoral e 23 de outubro – Peregrinação a Fátima da Família Blasiana.

Para começar a cumprir alguns  dos objetivos estabelecidos, todas as dioceses foram desafiadas a trazer para a reunião de setembro a resposta às seguintes questões:  “A Família Blasiana é composta por…”;  “O que é para cada um de vocês o MLC?”e  “O que é que o MLC trouxe à vossa família?”

Com o objetivo de divulgar o Movimento, foi lançado o convite para que, em cada diocese, Cooperadoras da Família e famílias darem a conhecer a Sacerdotes e Seminaristas o Movimento Por Um Lar Cristão e a Família Blasiana.

Foi ainda apresentado um esboço do 1º Boletim de Apoio às Reuniões (BAR) para que as sugestões de todos possam contribuir para a sua melhoria.

No decorrer dos trabalhos foram dadas explicações sobre o Congresso Eleitoral e apresentou-se um esboço de powerpoint para que todos participem com ideias.

O encontro da Equipa Nacional, que marcou o regresso às reuniões presenciais,  contou com a equipa executiva, as coordenadoras das diferentes dioceses e outras famílias MLC que aceitaram  o convite, as Cooperadoras da Família, o Assistente Nacional do MLC, Frei José Filipe Rodrigues, e o Assistente Diocesano de Lisboa, Pe. Rui Louro.

Este encontro serviu também para olhar o passado e fazer o balanço das atividades que marcaram o último ano. Foi dada a palavra aos coordenadores e às Cooperadoras da Família das diferentes dioceses que descreveram as atividades do Ano pastoral 2021/2022 e adiantaram a programação 2022/2023.

Posteriormente, a equipa executiva fez o ponto de situação das suas atividades: o Retiro Nacional, Webinares, apresentação do MLC ao CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio), programa na rádio, encontros com a CNAL (Conferência Nacional das Associações do Apostolado dos Leigos), Pastoral Familiar, encontro com a Família Blasiana, etc.

Ficou a sugestão de se programarem reuniões via zoom entre Frei Filipe, Padre Rui Louro, equipa executiva e os Sacerdotes que acompanham as diferentes dioceses. Ficou ainda outra sugestão de  reunião entre a Equipa Executiva, Coordenadores e Cooperadoras da família.

Antes do encontro, na Capelinha das Aparições, o MLC assumiu a dinamização do Rosário e a celebração da Eucaristia, presidida pelo Frei Filipe, coadjuvado pelo Pe. Rui Louro. A animação do Rosário teve a participação ativa dos casais de Aveiro, Coimbra, Casegas, Castelo Branco e Lisboa.

Movimento por um Lar Cristão


Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

O dom da paz

Para alcançar a paz, Furtado Fernandes defende “um empenhamento persistente que se projete” a nível pessoal, a nível familiar e a nível dos direitos dos povos.

Ler Mais >>