O meu filho vai para a escola!

O novo ano letivo está a começar e para muitas crianças será o primeiro das suas vidas. Goretti Valente deixa pistas sobre a preparação desta nova etapa na vida de pais e crianças.

A primeira vez que uma criança vai para a escola é sempre motivo de grande alegria mas também de alguma preocupação. Escola nova, ambiente novo, colegas e professores novos dão que pensar, a todos. Os pais são os que mais cedo se apercebem das mudanças que tudo isto vai trazer. Tentam encontrar, atempadamente, formas de preparar física e psicologicamente a nova realidade que se impõe. Como será o horário, e a turma, e o professor? Ninguém sabe, é preciso esperar com muita paciência pelo começo das aulas. Neste espaço de tempo algumas coisas devem ser criteriosamente preparadas para esta nova etapa da vida dos mais pequenos e quem sabe dos mais crescidos também. Estudar é uma nova palavra que vai começar a fazer parte da vida, para todos. Estudar é proporcionar uma nova aprendizagem e aprender é uma realidade durante toda a vida. Falar do estudo como um bem, que nos vai permitir crescer e sermos melhores pessoas, numa sociedade em constante evolução, é uma atitude positiva que, nestes momentos, todos os pais devem adotar.

 A compra do material escolar e dos livros costuma ser também uma temática do dia. A cor da mochila, o tipo de cadernos, o estojo e a lancheira são, na verdade, fatores muito importantes na preparação desta nova fase educacional. Não devem ser descurados nem motivos de discórdia. O bom senso deve imperar sempre. No entanto, apesar de tudo isto, existe também uma realidade à qual se deve dar o máximo de atenção, e que muitas vezes é ignorada por parte dos encarregados de educação, e que pode fazer toda a diferença no êxito das aprendizagens, e que é o bom funcionamento visual e auditivo. O rastreio, antes da entrada na escola, a estas duas realidades, é muito importante, é fundamental, pois pode prevenir a falta de interesse pelo estudo, a rejeição da escola, dificuldade na aquisição de conhecimentos e problemas de indisciplina. Tudo isto é preciso evitar.

Preparar a entrada na escola é, como temos vindo a perceber, uma tarefa importante e de grande responsabilidade. Não é fácil, mas com tempo, tudo se resolve. Os pais que realizam esta tarefa pela primeira vez devem dar atenção a estes pontos basilares, do início de uma longa caminhada, que se pretende seja feliz e saudável.

 Goretti Valente – Professora e Mestre em Ciências da Educação
Artigo da edição de julho 2022 do Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>