“Sou Cooperadora da Família” com Filomena Vicente

Procura viver o carisma do Fundador, Pe. Alves Brás, na Família, no grupo de vida fraterna e como Educadora de Infância no seio das crianças que diariamente lhe são confiadas. O testemunho vocacional de Filomena Vicente.

Chamo-me Filomena de Jesus Samarra Vicente, tenho 62 anos e sou natural de Portalegre, diocese de Portalegre-Castelo Branco. Sou Cooperadora da Família há 30 anos.

Nasci e cresci nesta cidade alentejana, numa família simples e trabalhadora, que procurava viver a paz, harmonia e sermos família. Desde muito cedo comecei a frequentar a Igreja, sempre muito acompanhada pela minha mãe e avó materna, onde valores humanos e cristãos me foram sendo incutidos durante a infância e adolescência.

Aos nove anos conheci as Cooperadoras da Família que se encontravam no Paço de Portalegre, para onde a minha mãe foi trabalhar como costureira. Quando terminei o 12º ano, a Cooperadora Glória Virgínia, na altura diretora da Obra de Santa Zita de Portalegre, convidou-me para ir trabalhar com as crianças. Um convite que aceitei de imediato.

O contacto com as Cooperadoras, primeiro no Paço e depois na Obra de Santa Zita, despertou em mim o desejo de ser como elas. Foi, então, num retiro de jovens em Coimbra que eu senti o chamamento de Deus, que Ele me queria para Si. Foi na altura em que rezávamos a Oração de são Francisco: ”Senhor fazei-me instrumento da vossa Paz”. Naquele momento senti o toque de Deus.

Hoje, procuro viver o carisma do nosso Fundador na Família, no grupo de vida fraterna e diariamente como educadora no seio das crianças que todos os dias me são confiadas. É um serviço, uma doação de mim mesma à Família, ao próximo e ao Instituto que muito amo.

Queridos jovens não tenhais medo de arriscar a vossa vida em Jesus Cristo através da consagração. É uma vida de doação permanente, de amor incondicional. Não tenhais medo de dizer ‘Sim’, aquele ‘Sim’ incondicional e generoso que levou Maria a ser a Mãe de Jesus… aceitai o convite e sereis felizes ao serviço da família.

                                                                                             Filomena Vicente – Cooperadora da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Encerramento do Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás

Família Blasiana encerra em Fátima Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás. “Com Maria, guardiã das famílias, agradecemos o dom do Pe. Brás” é o mote da celebração marcado pela Peregrinação ao Santuário e um momento cultural e recreativo no Auditório Paulo VI, que conta com a música de Alda Casqueira e Animatus Band.

Ler Mais >>

Desafios da Pastoral Familiar: olhar a realidade concreta e cuidar

Olhar a realidade concreta e cuidar são os grandes desafios apontados por Claudia Leal Luna para a Pastoral Familiar. A docente do Pontifício Instituto João Paulo II para as Ciências do Matrimónio e da Família passou por Portugal para participar no congresso “Atravessados pelo Amor e Pela Esperança – Cuidar as famílias com(o) o Pe. Brás”.

Ler Mais >>

Esta é a hora do amor – Leão XIV

A escolha do nome e as primeiras intervenções do novo Papa indicam um caminho. Juan Ambrosio revisitou as primeiras intervenções de Leão XIV e traça as primeiras impressões sobre o novo Papa.

Ler Mais >>