“Sou Cooperadora da Família” com Filomena Vicente

Procura viver o carisma do Fundador, Pe. Alves Brás, na Família, no grupo de vida fraterna e como Educadora de Infância no seio das crianças que diariamente lhe são confiadas. O testemunho vocacional de Filomena Vicente.

Chamo-me Filomena de Jesus Samarra Vicente, tenho 62 anos e sou natural de Portalegre, diocese de Portalegre-Castelo Branco. Sou Cooperadora da Família há 30 anos.

Nasci e cresci nesta cidade alentejana, numa família simples e trabalhadora, que procurava viver a paz, harmonia e sermos família. Desde muito cedo comecei a frequentar a Igreja, sempre muito acompanhada pela minha mãe e avó materna, onde valores humanos e cristãos me foram sendo incutidos durante a infância e adolescência.

Aos nove anos conheci as Cooperadoras da Família que se encontravam no Paço de Portalegre, para onde a minha mãe foi trabalhar como costureira. Quando terminei o 12º ano, a Cooperadora Glória Virgínia, na altura diretora da Obra de Santa Zita de Portalegre, convidou-me para ir trabalhar com as crianças. Um convite que aceitei de imediato.

O contacto com as Cooperadoras, primeiro no Paço e depois na Obra de Santa Zita, despertou em mim o desejo de ser como elas. Foi, então, num retiro de jovens em Coimbra que eu senti o chamamento de Deus, que Ele me queria para Si. Foi na altura em que rezávamos a Oração de são Francisco: ”Senhor fazei-me instrumento da vossa Paz”. Naquele momento senti o toque de Deus.

Hoje, procuro viver o carisma do nosso Fundador na Família, no grupo de vida fraterna e diariamente como educadora no seio das crianças que todos os dias me são confiadas. É um serviço, uma doação de mim mesma à Família, ao próximo e ao Instituto que muito amo.

Queridos jovens não tenhais medo de arriscar a vossa vida em Jesus Cristo através da consagração. É uma vida de doação permanente, de amor incondicional. Não tenhais medo de dizer ‘Sim’, aquele ‘Sim’ incondicional e generoso que levou Maria a ser a Mãe de Jesus… aceitai o convite e sereis felizes ao serviço da família.

                                                                                             Filomena Vicente – Cooperadora da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Com sobriedade e intensidade

Numa época com forte apelo ao consumismo, Juan Ambrosio evoca a ‘Laudato si’ para nos alertar para o sobriedade sem nunca perder o sentido cristão do Natal.

Ler Mais >>

O Papa Francisco e a COP28

Por estes dias, decorre no Dubai a COP28. O que se espera da Cimeira do Clima? Acelerar a descarbonizarão e compensar o Sul Global onde é maior o impacto das alterações climáticas. A análise de Murillo Missaci.

Ler Mais >>

Inteligência espiritual

O que é a inteligência espiritual? É a inteligência que “pretende capacitar-nos para lidar com a fugacidade da vida e as vicissitudes do tempo”, explica Furtado Fernandes num artigo focado no “sentido da vida

Ler Mais >>

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>