“Sou Cooperadora da Família” com Margarida Pinto

Completou este ano 50 anos de consagração no Instituto Secular das Cooperadoras da Família e atualmente desenvolve a sua missão em Roma, onde continua a dar o melhor de si a todos os que com ela se cruzam. O testemunho vocacional de Margarida Pinto.


Ainda hoje me recordo que deixei a minha terra, a minha família e fui trabalhar para o Porto com 12 anos para ajudar a minha família. Fui cooperando com a Família, movida por esta máxima: ‘o bem que fizermos aos outros é a Deus que fazemos’. Mais tarde descobri que Mons. Brás vivia e recomendava o mesmo: ‘o pouco que fizermos a bem da família é muito’.

Aos 22 anos sentia-me interpelada e quis conhecer a Obra de Mons. Brás e as Cooperadoras. Em 1972 entrei para o Instituto Secular das Cooperadoras da Família. Completei este ano 50 anos de consagração.

Dou graças a Deus por tudo o que aconteceu na minha vida e através dela ao longo destes anos, e foi mesmo muito. É meu desejo aproveitar mais e melhor o tempo que Deus me der para viver com qualidade. Quero ser responsável, levando até ao limite a minha consagração, qual oferta generosa de uma vez para sempre, pois sei em Quem acreditei.

Atualmente estou em Roma onde na paróquia, nas famílias, nos doentes, com os imigrantes portugueses e outros, procuro ser uma presença encorajadora e, sempre que possível, ajudo a encontrar trabalho. Na Igreja de Santo António dos Portugueses, procuro dar o melhor de mim, pela alegria, acolhimento, serviço, escuta e oração. Nem sempre é fácil, mas as provações e os sofrimentos, também fazem parte da nossa vida e missão.

O Senhor diz: “Todo aquele que quiser seguir-Me, tome a sua cruz e siga-Me”. Sinto-me pequena e pobre, mas ao longo destes 50 anos, procurei escutar e responder cada dia ao Senhor, para dar rosto à missão a que Deus me chamou e chama, cada dia. Rezo pela santificação da Família, para que esta volte a encontrar os valores da Família que se perderam. Que Deus me oiça.

O nosso Fundador dizia: “Salvemos a Família e Salvaremos o Mundo”. Rezo ao Senhor para que continue a ser fiel apóstola da Família, para que sempre me deixe modelar por Ele, pela Sua graça e imitar Maria que foi a primeira a cooperar com a Família.

Mons. Brás dizia: “Outros não terão outro Evangelho, senão a tua vida”. Que o Senhor me ajude a viver sempre o nosso carisma à luz do lema: “Mãos no trabalho, coração em Deus”, no mundo a bem da Família e dos Sacerdotes.

Termino, agradecendo ao Instituo e a todas as pessoas que me ajudaram, ao longo destes anos, a crescer na fé, na Esperança e no Amor. Que o Senhor a todos recompense na terra e no Céu.

Margarida Pinto – Cooperadora da Família

Foto: Margarida Pinto, ao centro, no dia da celebração dos 50 anos de Consagração (29 de maio), ladeada pelo casal Sérgio e Dores Pazzelli e pela Cooperadora Lúcia Duarte




Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>