AIC contra fim da obrigatoriedade de publicação em jornais regionais

Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) aprovou voto de protesto contra a dispensa da publicação obrigatória nos jornais regionais das candidaturas aprovadas por fundos comunitários no âmbito do Portugal 2030.

A AIC – Associação de Imprensa de Inspiração Cristã apela ao Governo que reverta o decreto-lei 5/2023 que passa a dispensar da publicação obrigatória nos jornais regionais das candidaturas aprovadas por fundos comunitários no âmbito do Portugal 2030.

Segundo a AIC, esta orientação legal, ao contrário da existente para os fundos do Portugal 2020, “é penalizadora para as comunidades locais que, desta forma, acabam por ficar privadas da informação sobre os investimentos apoiados pela União Europeia aprovados para as suas regiões”. Por outro lado a nova legislação não vem contribuir “para a boa governança e transparência da aplicação dos dinheiros públicos”, escreve a AIC num voto de protesto aprovado em Assembleia Geral, a 31 de março, em Fátima.

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã afirma ainda que esta decisão do Governo “vem contribuir ainda mais para o desinvestimento da publicidade institucional na imprensa regional, a mesma que o Estado tem o dever e a obrigação de proteger”. A AIC lembra “o agravamento das dificuldades económicas que comprometem a sobrevivência do setor e que já levou ao desaparecimento de inúmeros títulos no território nacional”.

A AIC  pede ao governo que “assuma o compromisso de tudo fazer para que a publicidade institucional seja canalizada para os jornais regionais, como sinal da importância que a comunicação social local tem para a coesão nacional e para a literacia cívica do país”. A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã manifesta a sua disponibilidade “para colaborar com o Estado no cumprimento objetivo desta medida no terreno”.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>