“Sou Cooperadora” com Natália Silva

Tem procurado ser “semente de luz e de esperança junto das crianças, famílias, colaboradoras” com quem convive diariamente na Obra de Santa Zita, em Portalegre. A Cooperadora Natália Silva conta-nos a história da sua vocação.

Sou Natália Silva, tenho 40 anos. Nasci e cresci no seio de uma família simples e humilde, numa aldeia do Concelho de Vila Verde, Diocese de Braga. Ao domingo participávamos na missa dominical e, recordo-me que teria eu 5 anos, mais ou menos, quando, no momento da consagração, a minha mãe me faz sinal e me diz que “é Jesus que está ali”. Essa imagem marcou-me.

Em 1998 numa tentativa de aproveitar melhor as férias escolares e aprender coisas novas, e diferentes formas de realizar as tarefas domésticas, a minha tia levou-me até à Casa de Santa Zita de Braga. Na convivência diária com as Cooperadoras da Família, começou-me a fascinar e a interpelar a forma de ser e de viver destas mulheres: simples, alegres e “diferentes”; também a participação nos encontros e retiros dos Jovens Focos de Esperança foram-me ajudando a perceber e a discernir melhor a minha vocação.

Entrei para o Instituto no dia 22 de agosto de 2003 e, pelo facto de ter dito “Sim” ao Senhor, não significa que tenha deixado para trás as minhas raízes, pelo contrário, a minha família ocupa um lugar especial.

Atualmente resido em Portalegre e temos como Missão desenvolver as respostas sociais de Creche, Pré-Escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL); dinamizar o Movimento Por um Lar Cristão (um grupo de famílias que se reúnem para partilhar a vida e rezar, tendo como modelo a Sagrada Família de Nazaré) e o grupo de jovens Focos de Esperança. Tenho procurado, na minha humildade e pequenez, ser esta semente de luz e de esperança junto das crianças, famílias, colaboradoras com quem convivo diariamente, com um sorriso acolhedor ou uma palavra de conforto. Estou inserida na Paróquia, como catequista, e tem sido uma aventura muito gratificante ajudar crianças, jovens e famílias a despertar para o encontro com Jesus Cristo.

Passados quase 20 anos desde o primeiro “Sim”, invade-me o sentimento de gratidão ao Senhor pelo dom da vida e vocação, pelo dom das Cooperadoras que Deus tem colocado no meu caminho, e de tantas outras pessoas que me têm ajudado a ver melhor o caminho, a seguir e a ultrapassar os desafios. 

Jovem! Tu que andas à procura de ti e do que Deus quer de ti e da tua vida, arrisca nesta aventura de seguir Jesus “Ele não tira nada, dá tudo” (Papa Francisco). Neste ano, em particular, em que toda a Igreja e sociedade em Portugal se prepara para as Jornadas Mundiais da Juventude, apressa-te a ir ajudar o outro à Semelhança de Nossa Senhora, seguindo o caminho do Amor.

“Eu sigo o caminho do Amor, é o caminho que vos deixo” – Venerável Padre Alves Brás

 Natália Silva – Cooperadora da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Com sobriedade e intensidade

Numa época com forte apelo ao consumismo, Juan Ambrosio evoca a ‘Laudato si’ para nos alertar para o sobriedade sem nunca perder o sentido cristão do Natal.

Ler Mais >>

O Papa Francisco e a COP28

Por estes dias, decorre no Dubai a COP28. O que se espera da Cimeira do Clima? Acelerar a descarbonizarão e compensar o Sul Global onde é maior o impacto das alterações climáticas. A análise de Murillo Missaci.

Ler Mais >>

Inteligência espiritual

O que é a inteligência espiritual? É a inteligência que “pretende capacitar-nos para lidar com a fugacidade da vida e as vicissitudes do tempo”, explica Furtado Fernandes num artigo focado no “sentido da vida

Ler Mais >>

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>