Celebrar 90 anos… Alegria e Gratidão

Têm como carisma a Santificação das Famílias e dos Sacerdotes. Um carisma que foram adaptando aos tempos e hoje a sua ação espalha-se por Creches e Jardins de Infância, estruturas para pessoas idosas, por diversas atividades pastorais e junto dos jovens. O ISCF -Instituto Secular das Cooperadoras da Família celebra 90 anos.

Celebrar a Vida é sempre motivo de gratidão! Celebrar 90 anos significa especial Ação de Graças por tanta vida, por tantos momentos bonitos e outros tantos de dificuldades que, mais do que serem obstáculos, são tantas vezes alavancas para caminhar.

No próximo mês de junho, o Instituto Secular das Cooperadoras da Família, titular e suporte deste Jornal, celebra 90 anos de Vida. Foi a 4 de junho do Ano Santo da Redenção de 1933, então Domingo de Pentecostes, que o Venerável Pe. Joaquim Alves Brás, com as suas 6 primeiras colaboradoras que aceitaram o chamamento a uma vida de total entrega a Deus e à Obra por ele fundada, faz nascer a Obra Pia das Cooperadoras da Família que, anos mais tarde, se viria a denominar Instituto Secular das Cooperadoras da Família.

Numa época em que a Mulher não tinha direitos, em que as “criadas de servir” eram olhadas, tantas vezes, como meros objetos, o Pe. Brás insurgiu-se contra esta realidade e, na sua vida de Sacerdote e Pastor, foi intuindo a missão de salvar a Família, que Deus colocava no seu coração.

Após fundar a Obra de Santa Zita, em 1931, depressa percebeu que precisava de ajuda para levar a Obra por diante. Maria José Lucas (a Zezinha), sua colaboradora e a quem Deus foi desvelando o seu projeto, foi passando o fogo que lhe queimava o coração a outras Mulheres e, assim, se torna co-Fundadora deste Instituto de Vida Consagrada que, desde sempre, foi sonhado pelo Fundador, Venerável Pe. Brás, como um Instituto Secular, ou seja, formado por pessoas Consagradas, mas a viver “no mundo”, partilhando das realidades de todas as pessoas, sendo, no meio da Sociedade, Sal e Fermento do bem.

Passaram 90 anos! Olhamos a Família, a Sociedade, o mundo que nos rodeia… e tudo é tão diferente! Mas terá o sonho do Pe. Brás deixado de fazer sentido? “Salvemos a Família e salvaremos o mundo” era a sua grande convicção! Não continuará a ser tão atual e urgente? 

Estamos certas que sim e, por isso, continuamos a dar vida ao sonho que Deus inspirou ao nosso Fundador. Com meios diferentes, com diversos campos de ação que se foram adaptando aos tempos e às necessidades, o Carisma da Santificação das Famílias e dos Sacerdotes é o que nos move! Nas Creches e Jardins de Infância que dinamizamos, nas Estruturas para pessoas Idosas, nas diversas atividades pastorais – e particularmente junto das Famílias e dos Jovens -, nos diferentes ambientes profissionais das Cooperadoras e nas suas comunidades paroquiais… são tantos os meios que nos continuam a mostrar que vale a pena ser Cooperadora da Família, hoje!

Por isso, com alegria e gratidão sopramos as velas da Celebração de 90 anos de tanta Vida que aconteceu ao longo destas nove décadas! Pedimos a Deus que nos continue a enviar o Seu Espírito Santo para, em cada momento, discernirmos o que Ele nos pede; a todos os amigos, benfeitores, pedimos que celebrem connosco e, a melhor forma de o fazerem, é rezando por nós e pela fidelidade ao Tesouro que nos é confiado.

Por último, não posso nem quero deixar de transmitir uma palavra em forma de desafio a todos os Jovens: O que move o vosso agir? Qual o vosso maior sonho? (posso tentar adivinhar??? Sem dúvida que me responderiam: SER FELIZ!). Onde estás a procurar a felicidade? Alguma vez te deste a oportunidade de parar para pensar que Cristo e a Sua missão podem ser a resposta às tuas dúvidas e inquietações? Se sentes que Ele te pode estar a chamar a uma entrega radical a Ele e aos irmãos… não tenhas medo! Citando o nosso saudoso Papa Bento XVI: “Cristo não tira nada, Ele dá TUDO”! E vale a pena aceitar este TUDO na nossa vida, com a entrega do tudo que nós somos!

Obrigada, Senhor, por estes 90 anos de Vida do ISCF! Obrigada por cada pessoa que, na entrega generosa e alegre da sua vida, permitiu que hoje o sonho continue vivo!

Elisabete Puga – Cooperadora da Família
Artigo da edição de maio de 2023 do Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>