A Semana da Vida decorre este ano com a JMJ Lisboa 2023 no horizonte. “Levanta-te! a tua vida é um dom” é o lema para este ano, inspirado no tema da Jornada Mundial da Juventude que Lisboa recebe de 1 a 6 de agosto: “Maria levantou-se a partiu apressadamente”.
De 14 a 21 de maio as famílias são convidadas à reflexão e à oração. O Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) lançou um conjunto de subsídios para ajudar as famílias e as comunidades a viver esta semana.
Frases dos Papas João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Francisco dão o mote às reflexões de cada dia. A preparação da oração do Terço para cada dia da semana esteve a cargo de vários movimentos: Centros de Preparação para o Matrimónio; Encontro Matrimonial; Equipas de Nossa Senhora; Movimento Focolares/ Famílias Novas; ISCF – Instituto Secular das Cooperadoras da Família; MLC – Movimento por um Lar Cristão e Movimento Apostólico Schoenstatt.
Os guiões estão disponíveis no sítio da internet do Departamento Nacional da Pastoral Familiar (https://dnpf.pt) e em cada dia da semana o Terço é transmitido através do Facebook de cada movimento e do DNPF.
Para assinalar o Dia Internacional da Família, que se celebra a 15 de maio, o DPNF publicou também um guião de Oração Eucarística, elaborado pelo Dicastérios para os Leigos, Família e Vida para que este dia seja assinalado em cada paróquia, diocese ou movimento.
O DPNF lançou ainda a proposta intitulada “Chá e Bolinhos” que parte da frase do Papa Francisco em que diz: na família “é necessário usar três palavras: com licença, obrigado, desculpa”, para desafiar as famílias, à volta do chá e dos bolinhos d´avó, “a descobrir a graça, de que na família, aquelas palavras são chaves na relação, no afeto, no cuidado, na alegria, na entrega, no compromisso que o Amor pede”.
O encerramento da Semana da Vida decorre no dia 21 de maio, na Igreja Paroquial de Santa Marinha de Alheira, em Barcelos, com uma celebração, às 15h30, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo auxiliar de Braga, e recentemente eleito presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família.
IM