JMJ Lisboa 2023: importante espaço para diálogo e reflexão

Um dia antes do arranque da JMJ, Lisboa recebe a Conferência Internacional sobre os Cuidados com a Criação. Murillo Missaci analisa a importância deste evento onde a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável estarão no centro do debate e reflexão.

Com a aproximação da JMJ 2023, as atividades e eventos tomam forma e tornam-se cada vez mais tangíveis: um importante exemplo é a Conferência Internacional sobre os Cuidados com a Criação organizada pela Fundação João Paulo II para a Juventude, cuja 4ª edição terá lugar em Lisboa no próximo dia 31 de julho. Trata-se de um importante espaço para o debate e reflexão sobre a atuação dos jovens na sociedade, com total participação e empenho desses na sua organização e desenvolvimento, que abrange temas importantes da atualidade: de facto, para a próxima JMJ os temas propostos são economia, família, recursos naturais, política e tecnologia.

Na ocasião, falar-se-á, de modo especial, da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável, que são duas agendas “quentes” no cenário político europeu e internacional. Ainda há determinados grupos que as consideram como obstáculos ao desenvolvimento económico (ou melhor, ao aumento da riqueza) e, por esse motivo, pressionam as classes políticas para conter o debate e a aprovação de novas leis e diretivas, a nível nacional e internacional, para retardar novos modelos sustentáveis e garantir o status quo económico internacional. Sim, é necessário garantir o direito ao desenvolvimento económico a todos, em especial aos países menos desenvolvidos e mais populosos, com o objetivo de combater a pobreza, a fome e outros problemas sociais, mas não nos podemos esquecer que os recursos naturais são limitados e que a Terra, enquanto nossa casa, deve ser tratada adequadamente para permitir que as futuras gerações a tenham como casa também. Portanto, os países desenvolvidos têm essa responsabilidade de partilhar os seus conhecimentos e tecnologias com os países menos desenvolvidos para que eles também possam desenvolver-se de maneira sustentável e repartir os recursos e riquezas de modo transparente, justo e democrático com os seus povos.

É essencial que esse diálogo seja feito racionalmente e com a participação de toda a sociedade local e internacional. Por isso, a 4ª Conferência, a JMJ e em particular o Santo Padre têm um especial papel para moldar, alinhar e difundir essas agendas entre as diversas partes, propondo-se como uma ponte que possa levar-nos a um futuro mais sustentável e igualitário, que promova o desenvolvimento sem se esquecer dos mais necessitados.

Murillo Missaci
missacimb@gmail.com
Artigo da Edição de maio de 2023 do Jornal da Família

Foto: Plantação de Árvores dedicadas à JMJ Lisboa 2023 – Arouca Geopark

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>