Dia Mundial do Meio Ambiente

#CombateAPoluiçãoPlástica é este ano o mote para a comemoração do Dia Mundial do Ambiente. As celebrações estão centradas na Costa do Marfim, com apoio dos Países Baixos, mas contam com a ação diária de todos.

A 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído à altura da primeira grande conferência internacional sobre a proteção ambiental em 1972 em Estocolmo, Suécia. Passados mais de 50 anos desde a sua instituição, podemos dizer, com certo orgulho, que a conscientização sobre o assunto e a proteção do meio ambiente tenham-se difundido amplamente, mas que ainda são um tema atual e de grande importância: de facto, organizam-se ainda conferências a respeito e trata-se de um tema caro para diversos líderes internacionais.

As celebrações desse importante dia têm sido organizadas a cada ano por um país sede diverso, que lhes dá lugar e forma. Em 2023, o Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado sob o mote “#BeatPlasticPollution” (#CombataAPoluiçãoPlástica) na Costa do Marfim com o apoio dos Países Baixos. De acordo com os organizadores, a poluição por plástico é um dos maiores desafios do nosso século, já que apenas 10% da imensa produção de plástico é reciclada e que milhares de toneladas de plástico perdem-se nos rios, lagos e oceanos, tornando-se um risco para a fauna e flora e posteriormente para a nossa saúde, já que partículas de microplásticos podem contaminar a água, o ar e os nossos alimentos também.

Nos últimos anos o Papa Francisco e o Vaticano também se têm mobilizado para difundir o pensamento ecológico no mundo diante das mudanças climáticas, tendo participado em conferências e feito inúmeros discursos e encíclicas. Busquemos nós também de conscientizar-nos ainda mais sobre a importância da proteção ambiental nas nossas comunidades locais, de modo que unidas essas práticas tornem-se regionais, nacionais e internacionais. Uma abordagem constante e onipresente focada na proteção do meio ambiente pode somente fazer-nos bem!

Murillo Missaci
missacimb@gmail.com
Artigo da edição de junho de 2023 do Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>