Encontro Nacional da Juventude Blasiana junta jovens inscritos na JMJ Lisboa 2023

“Levanta-te! Há pressa no ar!” é o apelo da Juventude Blasiana que vai realizar nos dias 1 e 2 de julho o seu Encontro Nacional de olhos postos na JMJ Lisboa 2023.

Os Focos de Esperança/Juventude Blasiana, movimento juvenil que bebe do carisma do Pe. Alves Brás, tem vindo a focar as suas atividades na preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Prepara-se para trazer a Lisboa, de 1 a 6 de agosto, 64 jovens de todo o país, entre os quais 9 voluntários.

“Vamos garantir o alojamento e o pequeno-almoço para ajudar estes jovens a estarem presentes na Jornada”, conta Elisabete Puga, da Pastoral Vocacional do ISCF – Instituto Secular das Cooperadoras da Família. 50% dos jovens são jovens que fazem parte dos Focos e os outros 50% são amigos, familiares, familiares das Cooperadoras da Família e uma ou outra pessoa individual que se quis juntar a este grupo.

Ao longo dos últimos tempos, os Focos de Esperança têm estado a trabalhar os temas lançados pelas catequeses Rise Up, o novo modelo de catequeses da JMJ que desafia os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia. Um trabalho que tem sido feito apenas no seio dos Focos e não em conjunto com os restantes escritos que virão a Lisboa. Mas os responsáveis deste grupo juvenil têm incentivado os outros inscritos a participar nas ações diocesanas ou paroquiais relacionadas com a JMJ, como por exemplo, acompanhar a passagem dos símbolos na sua diocese ou paróquia ou participar nas iniciativas do dia 23 de cada mês.

Para proporcionar um maior conhecimento entre os 64 inscritos que virão a Lisboa, os Focos de Esperança abriam o seu encontro anual a estes jovens. Nos próximos dia 1 e 2 de julho, em Fátima, o Encontro Anual  juntará os jovens Focos aos restantes inscritos sob o lema “Levanta-te! Há pressa no ar!”.  “Serão umas ‘mini’ jornadas”, explica Elisabete Puga.

No sábado dia 1, de manhã, haverá uma caminhada do Santuário de Nossa Senhora da Ortiga até ao Santuário de Fátima. Da parte da tarde decorre o Festival da Juventude em que cada grupo é convidado a apresentar, através de teatro, música, dança, etc, uma das 13 Jornadas Mundiais da Juventude. A reflexão sobre umas das Catequeses Rise Up decorrerá ao final da tarde de sábado e à noite haverá uma Vigília de Orarão. A manhã de domingo será reservada a dar a conhecer aos jovens, que não fazem parte dos Focos, a identidade deste movimento juvenil.

IM
Artigo da edição de junho 2023 do Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>