Encontro Nacional da Juventude Blasiana junta jovens inscritos na JMJ Lisboa 2023

“Levanta-te! Há pressa no ar!” é o apelo da Juventude Blasiana que vai realizar nos dias 1 e 2 de julho o seu Encontro Nacional de olhos postos na JMJ Lisboa 2023.

Os Focos de Esperança/Juventude Blasiana, movimento juvenil que bebe do carisma do Pe. Alves Brás, tem vindo a focar as suas atividades na preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Prepara-se para trazer a Lisboa, de 1 a 6 de agosto, 64 jovens de todo o país, entre os quais 9 voluntários.

“Vamos garantir o alojamento e o pequeno-almoço para ajudar estes jovens a estarem presentes na Jornada”, conta Elisabete Puga, da Pastoral Vocacional do ISCF – Instituto Secular das Cooperadoras da Família. 50% dos jovens são jovens que fazem parte dos Focos e os outros 50% são amigos, familiares, familiares das Cooperadoras da Família e uma ou outra pessoa individual que se quis juntar a este grupo.

Ao longo dos últimos tempos, os Focos de Esperança têm estado a trabalhar os temas lançados pelas catequeses Rise Up, o novo modelo de catequeses da JMJ que desafia os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia. Um trabalho que tem sido feito apenas no seio dos Focos e não em conjunto com os restantes escritos que virão a Lisboa. Mas os responsáveis deste grupo juvenil têm incentivado os outros inscritos a participar nas ações diocesanas ou paroquiais relacionadas com a JMJ, como por exemplo, acompanhar a passagem dos símbolos na sua diocese ou paróquia ou participar nas iniciativas do dia 23 de cada mês.

Para proporcionar um maior conhecimento entre os 64 inscritos que virão a Lisboa, os Focos de Esperança abriam o seu encontro anual a estes jovens. Nos próximos dia 1 e 2 de julho, em Fátima, o Encontro Anual  juntará os jovens Focos aos restantes inscritos sob o lema “Levanta-te! Há pressa no ar!”.  “Serão umas ‘mini’ jornadas”, explica Elisabete Puga.

No sábado dia 1, de manhã, haverá uma caminhada do Santuário de Nossa Senhora da Ortiga até ao Santuário de Fátima. Da parte da tarde decorre o Festival da Juventude em que cada grupo é convidado a apresentar, através de teatro, música, dança, etc, uma das 13 Jornadas Mundiais da Juventude. A reflexão sobre umas das Catequeses Rise Up decorrerá ao final da tarde de sábado e à noite haverá uma Vigília de Orarão. A manhã de domingo será reservada a dar a conhecer aos jovens, que não fazem parte dos Focos, a identidade deste movimento juvenil.

IM
Artigo da edição de junho 2023 do Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>