Eventos de grandes dimensões como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) representam para as cidades e países anfitriões não só uma grande honra, mas também uma grande responsabilidade, pois requerem adequada preparação e uma organização minuciosa. Como sabemos, o Comité Organizador Local da JMJ conta com o essencial apoio da Presidência da República, do Governo e das Câmaras Municipais de Lisboa e de outros municípios diretamente envolvidos no decorrer desse prestigioso evento. Essa especial cooperação estende-se muito além das instituições oficiais, porque a inteira sociedade portuguesa participa, direta ou indiretamente, na sua preparação: trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade para unir os diversos setores da sociedade e usufruir do que eles têm de melhor.
Embora alguns subestimem ou critiquem a organização da JMJ em Portugal, não se deve nunca ignorar os resultados positivos que ela tem trazido, que ainda trará, e o importante legado que deixará em Lisboa. Além da importante mensagem de diálogo e reflexão espiritual, que é a característica fundamental das JMJs, a ocorrência em Lisboa contribui para promover Portugal como um país acolhedor e como um atrativo destino turístico e de peregrinação. Nesse sentido, é especial testemunhar o empenho das famílias em receber os peregrinos e também o das empresas e instituições privadas, dos mais diversos setores da economia, a preparar-se e a adaptar-se a uma demanda de serviços muito acima do normal. A necessária melhoria dos mecanismos logísticos e de segurança também é um reflexo importante dessa organização.
A JMJ e Lisboa serão o palco onde se mostrará essa cooperação transversal da sociedade portuguesa. Que os seus bons resultados permaneçam depois da conclusão desse grandioso evento também, de modo que continue a servir de estímulo para o diálogo sadio e frutuoso entre todos os portugueses, envolvendo as esferas pública e privada em todos os seus níveis, transmitindo a importância da mútua compreensão.
Murillo Missaci
missacimb@gmail.com
Artigo da Edição de julho de 2023 do Jornal da Família
Foto: JMJ Lisboa 2023