Em plena era digital o teclado é rei. Com frequência verificamos a agilidade dos mais pequenos a manusear um teclado do computador ou mesmo de um telemóvel. Esta novidade quase poderia fazer crer que agora vamos ter mais escritores, melhores textos e mais gente a escrever bem. Escrever no teclado facilita a correção do texto, a harmonização visual do mesmo, mas não chega para promover a escrita e a leitura, se antes não se aprendeu a escrever manualmente, a desenhar as letras e a construir as palavras com a caneta ou com o lápis. Aprender a escrever manualmente é a base para uma maior memorização das palavras e uma maior concentração nas aprendizagens. Estimula também o pensamento e a atenção, de acordo com vários estudos relacionados com as aprendizagens. Agora, podemos, então, compreender melhor a realização das cópias, tarefas diárias a fazer em período escolar e nas férias, que tão bem todos conhecemos e realizámos. Concluímos também que é uma tarefa imprescindível a uma boa aprendizagem.
Todos queremos alunos que aprendam bem, então, nesta época tão digital é bom lembrar o quão importante é o uso da caneta e do papel, nem que seja para tirar apontamentos, porque a diferença vai ser notória, uma vez que o simples movimento de escrita pode envolver várias áreas cerebrais que se complementam.
Cada vez mais encontramos jovens com menos vontade e gosto por escrever. Têm dificuldade em organizar o conteúdo, o que escrever e, às vezes, como escrever. Pouca criatividade e capacidade discursiva. Escrever e registar manualmente os conteúdos poderá ser uma oportunidade de melhoria. Na escola primária é fundamental estimular esta prática para o bem das futuras aprendizagens.
A escrita digital é importante, mas deve ser doseada, sobretudo em idades de escolaridade inicial.
Agora que as férias grandes vão começar, altura ideal para voltar a pegar na caneta e no papel e, em família, estimularem-se algumas atividades que envolvam a escrita manual como por exemplo um concurso de caligrafia. É um mero exemplo porque estou certa que a criatividade familiar vai ser muito grande e melhor.
Escrever faz bem a todos e em qualquer idade!
Goretti Valente
Artigo da edição de julho de 2024 do Jornal da Família