Elogiar é um ato de coragem, altruísmo e de amor para com o próximo. Não se deve tornar uma banalidade, porque pode produzir o efeito contrário. Quem não gosta de ouvir um elogio ou uma crítica positiva? Todos gostam e precisam, porque é uma ferramenta importante para aumentar a autoestima, a motivação e o bem-estar de todos. A pedagogia do elogio cria um ambiente saudável em casa, no trabalho e na escola. Elogiar, do latim laudare, que quer dizer louvar, enaltecer, opinar favoravelmente, reconhecemos que é uma atitude pouco comum nos dias de hoje, uma raridade, num mundo em constante crescimento e competição. Não dá jeito em algumas circunstâncias, em alguns ambientes e para alguns, já percebemos, portanto não é utilizado como instrumento de educação. Mas, porque não repensar nesta atitude votada ao esquecimento. Não está muito cultivada, mas pode dar bons frutos.
Em qualquer área da vida podemos aplicar a pedagogia do elogio. Na educação dos jovens é uma ferramenta importante na promoção da confiança, aprendizagem, atenção, autoestima e bom relacionamento entre todos, quando utilizada ponderadamente. Em algumas circunstâncias, esta atitude de reforço positivo, pode evitar indisciplina, violência ou até mesmo abandono escolar. Todos gostam de sentir que alguém esteve atento e valorizou a atitude, o trabalho e o esforço realizado. É um motivo para fazer mais e melhor. Pequenos gestos e formas de tratamento que estimulam a aprendizagem. E podem fazer a diferença.
Esta capacidade de valorizar o outro pelas atitudes e valores é um instrumento fundamental para educar, quer na escola quer em casa. Atenção, porque o elogio deverá ser oportuno, no momento certo da realização da tarefa ou do esforço, e não forçado, e, reforço, banalizado. O elogio tem um efeito positivo no aluno e na turma. A família é fundamental, porque também esta deve aprender a elogiar e a lidar com os filhos ou netos, de uma forma positiva. Escola e Família como sempre interligada, com um objetivo comum de formar ser humanos bons e capazes de construir uma sociedade melhor.
No Novo Ano que começa e que por natureza pretendemos que seja melhor, com novas atitudes, pensamentos, caminhos, projetos e propósitos de vida, queiramos ponderar também a perspetiva humanista do elogio e o seu contributo para um ambiente melhor, onde todos vivamos com esperança, paz e amor.
Vamos aprender a elogiar!
Bom Ano para todos!
Goretti Valente
Artigo da edição de janeiro de 2025 do Jornal da Família
Ilustração: Canva





