“Atravessados pelo Amor e pela Esperança” – ‘Cuidar as Famílias com(o) o Pe. Brás’ dá mote ao Congresso Internacional que vai reunir no Centro de Estudos de Fátima, nos dias 17 e 18 de maio, especialistas nacionais e internacionais sobre a temática da família.
A iniciava pretende partir do legado deixado pelo Pe. Joaquim Alves Brás para olhar a família contemporânea e os desafios que enfrenta, sem perder de vista os documentos do Papa Francisco sobre a temática.
Organizado pelo Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), o congresso insere-se na dinâmica de celebração dos 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás, fundador de uma vasta Obra de apoio à família.
Claudia Leal Luna, do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimónio e da Família (Roma) e Lydia Jiménez González, diretora do Instituto Secular Cruzadas de Santa María e presidente do Conselho Diretivo da Universidade Católica de Ávila (Espanha) são algumas das presenças internacionais, a que se juntam nomes nacionais com um vasto curriculum na área do pensamento sobre a família, como o teólogo Juan Ambrosio e o sociólogo Eduardo Duque, entre outros.
A anteceder a realização do congresso, decorre um inquérito, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP), sobre “A Família na sociedade contemporânea”, cujos resultados serão divulgados e analisados no decurso do congresso.
O objetivo deste estudo é recolher “perceções e opiniões sobre o conceito de família, as mudanças que ocorreram ao longo do tempo e a relevância das famílias no contexto atual”, refere a nota introdutória ao inquérito.
A organização do congresso apela ao contributo de todos para o preenchimento do inquérito que pode ser feito aqui.
As inscrições para o congresso estão a decorrer e podem ser feitas aqui.
IM