Caminhada pela Vida sai à rua em 13 cidades

A Caminha pela Vida 2025 sai à rua dia 29 de março em 13 cidades portuguesas e o Papa Francisco associou-se à iniciativa com mensagem de agradecimento às associações que ajudam “famílias em dificuldade”.


A Caminhada pela Vida 2025 vai decorrer no próximo dia 29 de março, pelas 15h00, em 13 cidades portuguesas. Trata-se de uma iniciativa anual da Federação Portuguesa pela Vida (FPV) que nasceu no contexto dos referendos ao aborto e que, desde 2012, tem vindo a espalhar-se por várias cidades.

Atualmente são 13 as cidades que aderiram a esta iniciativa: Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Lamego, Lisboa, Porto, Santarém e Viseu.

“A Caminhada Pela Vida é a expressão pública de um povo que deseja testemunhar que toda a Vida tem Dignidade”, refere a nota de divulgação da iniciativa, assinada pela FPV. “São milhares de pessoas, de todas a idades, que todos os anos saem à rua em defesa da Vida desde o momento da conceção até à morte natural”, acrescenta o documento.

“A Caminhada pela Vida é o grande testemunho público do povo pró-vida que não desiste de defender uma sociedade onde cada Vida é amada, protegida e defendida”, refere a nota.

O Papa Francisco associou-se a esta iniciativa e enviou uma mensagem à Federação Portuguesa pela Vida. Num texto assinado por D. Edgar Pena Parra, substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, Francisco “agradece de coração às associações que ajudam as famílias em dificuldade, cuidando sobretudo das grávidas desamparadas e das crianças abandonadas, e encoraja quantos acompanham as mulheres marcadas pelo drama do aborto”.

D. Edgar Pena Parra acrescenta que foi de Deus que receberam a vida “como dom” e, embora seja revestida duma dignidade que nem a doença faz definhar nem a velhice esmorecer, “precisa continuamente de ser amada, cuidada e protegida, desde a conceção à morte natural”.

Na mensagem, o Papa Francisco saúda os dinamizadores da iniciativa e “felicita todos os que participam”. Dirige-se, nomeadamente, aos casais que “acolheram com alegria a vocação ao matrimónio” e assumiram com responsabilidade ser “herdeiros do dom da vida, vencendo a superficialidade do egocentrismo e consolidando o seu lar na fiel entrega de si mesmos”.

“O Santo Padre deseja que cada núcleo familiar se mantenha unido pela oração e pelo afeto, procurando cooperar com o Senhor da vida”, acrescenta o substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, D. Edgar Pena Parra.

A FPV está a apelar ao voluntariado para a realização da Caminhada pela Vida 2025. “A sua participação ajuda-nos a fazer melhor, a sermos mais, a chegar a todas as capitais de distrito, a sensibilizar a sociedade, o poder político e os media”, refere a nota da FPV.

Saiba mais em www.federacaopelavida.pt.

IM
Artigo da edição de março de 2025 do Jornal da Família

Imagem ilustrativa: FVP

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>

(VIII) Padre Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

Depois de “ver” e de “julgar”, o Pe. Brás parte para o “agir” e funda um conjunto de Obras para “cuidar e santificar a família”. O modelo é a Família de Nazaré. Neste artigo, Frei Filipe Rodrigues continua a destacar a atualidade do pensamento e ação do Pe. Alves Brás, um homem que viveu à frente do seu tempo.

Ler Mais >>