O discernimento vocacional é o processo de verificação e confronto que conduz
a pessoa e aquele que a acompanha, a perceber se é chamada a uma forma vocacional específica na Igreja (cf. LLANOS Mario Oscar, Servir as Vocações na Igreja, 37).
No caminho de procura da vocação, é importante ter alguém experiente que te acompanhe na caminhada.
Fala sobre a tua vida de oração e a tua inquietação vocacional com um diretor espiritual. Encontra um sacerdote ou alguém que tenha uma relação próxima com Jesus e com a Igreja. Alguém que saiba o que é ter um chamamento
(cf. REMERY, Michel, Twitando com Deus, 333)
Há várias vocações…
Deus chama para diferentes caminhos: Matrimónio; Consagração Religiosa: ativa e contemplativa; Consagração Secular. E… qual será
o teu caminho?
Como Instituto Secular, apresentamos aqui mais detalhadamente esta Vocação.
Os Consagrados ou as Consagradas Seculares são pessoas que, sentindo o chamamento de Deus para se entregar aos outros, respondem a esse chamamento vivendo, no meio do mundo, em castidade, pobreza e obediência.
Pela sua consagração, o membro de um Instituto Secular não modifica a sua própria condição canónica, clerical ou laical, no povo de Deus. É na sua vida concreta, na realização da sua profissão, no seu ambiente habitual, que vive a sua vocação.
É um Instituto feminino de Vida Consagrada Secular – fundado pelo Venerável Pe. Joaquim Alves Brás, Sacerdote da Diocese da Guarda, no ano de 1933 – e está ao serviço da evangelização da Família.
As Cooperadoras da Família vivem em pleno mundo, procurando contribuir para o seu crescimento, progresso e santificação, segundo o plano de Deus. Alguns dos membros do Instituto vivem em grupos de vida fraterna, a fim de dinamizar as obras fundadas pelo Pe. Brás.
Nascidas da família e vocacionadas para anunciar a Boa Nova às Famílias, as Cooperadoras empregam todas as energias do coração e da mente, para realizar a sua missão, como consagradas seculares; dão “rosto” à missão – a santificação da Família – inseridas nos vários setores de atividade e exercendo diversas profissões nas áreas da acção social, ensino, saúde, administração, atendimento, cozinha e serviços gerais.
Após um tempo de acompanhamento e discernimento, a Jovem que se sente chamada por Deus a consagrar a sua vida no ISCF faz o pedido para ser admitida no mesmo.
“Antes de serem admitidas à Oblação, pela qual se tornam membros do Instituto, as Candidatas farão um tempo de Preparação que terá a duração normal de cinco anos. Este será para a Candidata o tempo favorável e basicamente necessário para clarificar e confirmar a vocação, conhecer melhor o Instituto e preparar-se para assumir as exigências da vida consagrada” (Art. 40 das Constituições)
Rua Sociedade Farmacêutica, 39
1150-338 LISBOA
Tel. 213 513 060
conselhogeral@iscf.pt