Espanha

As primeiras Cooperadoras da Família chegaram a Madrid a 14 de abril de 1966, poucos dias depois da morte de monsenhor Alves Brás, que faleceu a 13 de março do mesmo ano. O padre Alves Brás tinha preparado a expansão do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) e tinha planos de ele próprio acompanhar as primeiras Cooperadoras. As complicações resultantes de um acidente de viação retiraram-lhe a vida no dia em que tudo estava preparado para a partida das primeiras Cooperadoras. Com a morte do fundador a viagem foi adiada e as primeiras quatro consagradas chegaram a Madrid um mês depois.

Instalaram-se no Bairro de Campamento, a cerca de seis quilómetros do centro de Madrid, e desde logo foram acolhidas pela comunidade local. Não havia paróquia mas havia um barracão onde se celebrava missa e as Cooperadoras começaram a colaborar com o pároco.

Nos anos 70, do século XX, construíram um edifício onde hoje está sediado o  ISCF. Uma casa que acolhe a Residência Sagrada Família e o Centro Educacional Infantil Monsenhor Alves Brás.  O apoio à infância e à terceira idade são o grande contributo das Cooperadoras na missão junto das famílias. São carinhosamente conhecidas no Bairro de Campamento por  “las portuguesas”.