Focos de Esperança

Os Focos de Esperança são um movimento juvenil ligado ao Instituto Secular das Cooperadoras da Família. Bebem do carisma de toda a obra fundada por Monsenhor Alves Brás e com tal pretendem ser focos de esperança junto das famílias.

Numa caminhada de descoberta, caraterística das idades mais jovens, querem descobrir o seu lugar no mundo e na Igreja. Pretendem aprofundar a virtude da esperança e fazê-la acontecer nos contextos onde estão inseridos.

Presentes nos vários locais onde as Cooperadoras da Família desenvolvem a sua missão, os jovens Focos de Esperança, desenvolvem um conjunto de atividades onde se destacam encontros, retiros, caminhadas, campos de férias e muitas outras iniciativas que os ajudam num percurso individual e coletivo de vivência de fé e de testemunho na Igreja e em Igreja.


 

Acreditamos que somos mais pessoa na medida em que descobrimos o outro como pessoa; acreditamos nos jovens, na sua generosidade, criatividade e energias ao serviço da edificação da “casa comum dos humanos”; acreditamos na família e nas suas potencialidades.

Nesta aventura, não estamos sozinhos: há uma família maior à qual pertencemos – a Família Blasiana - e com ela procuramos ser focos de esperança junto das famílias!

Jesus Cristo é a razão da esperança que queremos SER e VIVER.

A Esperança que queremos SER e VIVER há de manifestar-se em valores que nos definem: Alegria, verdade, perdão, compromisso, responsabilidade, otimismo, solidariedade, respeito, fé.

Testemunho

Se és esperança e da esperança queres viver,
A este grupo podes pertencer. Alinhas?!...

Missão

A nossa razão e missão é ser "Foco de Esperança".

Queremos: Ser SINAL de ESPERANÇA, porque acreditamos na VIDA, defendemos a VIDA e amamos a VIDA. Ser testemunho vivo e ativo da esperança junto daqueles que se cruzam no nosso caminho. Ser como um foco a iluminar a humanidade desafiando-a a trilhar os caminhos da esperança. A nossa missão é iluminada pelos valores do Evangelho, por isso temos como meta Jesus Cristo que nos convida a ser: 

  • “luz do mundo” (Mt 5,14-16)
  • “alegres na esperança” (Rom12,12)
  • “sentinelas do amanhã” (João Paulo II)

A realização da nossa missão só faz sentido se apostamos em crescer e partilhar a vida com outros jovens. Há por isso um conjunto de objetivos que norteiam a nossa ação: 

  • Descobrir o nosso lugar no mundo e na Igreja, como jovens e como grupo 
  • Descobrirmo-nos como seres em projeto 
  • Aprofundar a virtude da esperança e fazê-la acontecer nos contextos onde estamos inseridos 
  • Desenvolver e aprofundar o sentido da vida
  • Conhecer o Pe. Joaquim Alves Brás, a sua vida e ação junto das famílias e dos mais carenciados.

Para saber mais:
https://www.facebook.com/j.focosesperanca/