Eutanásia no centro da Semana da Vida

Eutanásia no centro da Semana da Vida
O debate sobre a eutanásia regressa à Semana da Vida que a Igreja assinala de 13 a 20 de maio

O debate sobre a Eutanásia vai estar no centro da Semana da Vida que a Igreja Católica assinala de 13 a 20 de maio. A Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), através do seu Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF), dinamiza esta Semana que volta à problemática da Eutanásia. Um tema que “envolve a ética, a medicina, o direito, a filosofia, a religião… e onde se ‘misturam’ experiências pessoais e familiares”, refere o guião de apresentação da Semana da Vida, preparado pelo DNPF.

O DNPF parte das palavras do Papa Francisco ao referir-se “às antigas e sempre novas interrogações sobre o sentido da vida humana”. 

Uma iniciativa que recupera o documento dos bispos portugueses de 2016 - “Eutanásia: o que está em Jogo? Contributos para um dialogo sereno e amenizador”. Durante a Semana da Vida, o DNPF quer “aprofundar o que está em causa, distinguir conceitos, conhecer mais claramente o que a Igreja defende e propõe”. 

Ainda segundo o texto de apresentação a Igreja “tem de estar, sem medo, na primeira linha desta decisiva reflexão sobre o dom primeiro que é a vida” lembrando que este dom não “cabe na ‘frieza das leis’, e tem de ser sempre acompanhado pela compaixão e misericórdia”.

 O guião, disponível no sítio online leigos.pt/, foi preparado para promover e organizar momentos de reflexão e estudo  a nível das igrejas e comunidades locais, tendo por base o documento da Conferência Episcopal Portuguesa,

Nesse guião pode ainda encontrar sugestões para a Eucaristia e meditação dos Mistérios do Rosário.

Domingo, 13 de Maio de 2018