CPM lança guia de apoio para casais e noivos

CPM lança guia de apoio para casais e noivos
‘Caminhada em Matrimónio – um guia para casais e famílias’ vai ser apresentado no próximo dia 8 de setembro em Fátima.

A Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio vai apresentar no dia 8 de setembro, a partir das 11h30, no Centro Paulo VI em Fátima, uma obra dedicada ao acompanhamento de casais e famílias.

‘Caminhada em Matrimónio – um guia para casais e famílias’, é este o título do livro que pretende ajudar a dar um novo impulso à pastoral da Igreja Católica, na sua missão de apoiar os noivos e casais na sua caminhada em comum.

De acordo com a nova publicação, o propósito deste projeto é não só “servir de apoio aos encontros de preparação para o Matrimónio promovidos pelo CPM”, mas também no acompanhamento a “jovens que equacionam a vocação matrimonial” e “a casais ao longo de toda a vida”.

Se bem que a génese do Matrimónio possa ser “a mesma”, os promotores deste livro salientam a importância de uma “metodologia” adequada aos desafios atuais, baseada numa linguagem simples, que seja facilmente entendida por todos.

Sem querer apontar a “receitas” prontas a servir, a obra ‘Caminhada em Matrimónio’ pretende sobretudo “proporcionar sínteses e pistas para a reflexão sobre a realidade” deste sacramento e para a vida das pessoas que o abraçam, a partir de “testemunhos” de quem já tem uma experiência sólida neste campo.

“Nisto reside a essência da realidade CPM. Partilhando as experiências de cada um para em conjunto preparar o futuro”, pode ler-se no texto de apresentação deste projeto.

No global, a obra resultou de quase dois anos de trabalho, feito em conjunto com as dioceses portuguesas, e mais concretamente com quem trabalha no terreno com os noivos e casais.

O projeto está dividido em três partes, cada uma com seis temas para debater: uma primeira intitulada ‘Para refletir individualmente’; uma segunda parte mais direcionada ‘Para os encontros de CPM’, e uma terceira intitulada ‘Para aprofundar mais’.

Temos depois ainda dois anexos dedicados aos ‘Movimentos da Pastoral Familiar’ e às ‘Leituras da celebração do Matrimónio’.

A referida sessão de apresentação do livro, no dia 8 de setembro, vai contar com a presença de D. Joaquim Mendes, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, e bispo auxiliar de Lisboa, e do presidente da Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio, Joaquim Valente. 

Destaque ainda para a participação do professor e pediatra Filipe Almeida, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e de Isabel Figueiredo, responsável pela coordenação de conteúdos da Rádio Renascença.

O debate será moderado pelo jornalista Rui Saraiva, diretor-adjunto da Voz Portucalense e correspondente da Rádio Vaticano.

Neste momento, o livro ‘Caminhada em Matrimónio – um guia para casais e famílias’ pode ser solicitado através da Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio, através do contacto de e-mail cpm@cpm-portugal.pt.

A obra estará dentro em breve disponível nas estantes das livrarias, sendo que o preço de venda ao público é de 16,90 euros.

Fonte: Agência Ecclesia

Quinta, 30 de Agosto de 2018