Juventude Blasiana vai estar focada na missão

Juventude Blasiana vai estar focada na missão
“Focados na Missão” é o mote que vai imprimir dinamismo e sentido à caminhada do ano pastoral 2018-2019

A Pastoral JuVocacional do Instituto Secular das Cooperadoras da Família apresentou as linhas gerais que vão pautar o novo ano pastoral da Juventude Blasiana – movimento juvenil Focos de Esperança.

“Focados na Missão” é o mote que vai imprimir dinamismo e sentido à caminhada do ano pastoral 2018-2019. “Nele se vão inspirar as vivências, as reflexões, as experiências missionárias, pessoais e de grupo, assim como todas as iniciativas realizadas pelos jovens Focos de Esperança, a nível local e nacional”, lê-se no texto de apresentação do Plano 2018-2019. Um tema que para as responsáveis da pastoral JuVocacional “não só canaliza as energias, como possibilita o lançar de pontes para outras opções, fazendo-as confluir no mesmo desafio: A missão”.

A partir deste tema os jovens Focos de Esperança “são desafiados a clarificar e fortalecer a sua identidade, para poderem testemunhar e levar a Esperança aos diferentes contextos onde vivem”. Contextos que passam pela casa/família, pela escola, pelo grupo de amigos, pelo trabalho, etc.

O mote escolhido está em sintonia com o Ano Missionário proclamado pela Nota Pastoral dos bispos portugueses “Todos, Tudo e Sempre em Missão", que decorrerá de outubro de 2018 a outubro de 2019. 

Este desafio missionário lança também a ponte para a figura de Maria, também ela viveu focada na missão que o Pai lhe confiou, e para a Jornada Mundial da Juventude a realizar em 2019 no Panamá. O Papa Francisco escolheu a figura de Maria para dinamizar e iluminar a preparação desta jornada, apresentando-a como modelo de fé.

O tema “Focados na Missão” está ainda em sintonia como o tema comum à Família Blasiana para este novo ano pastoral: “Ide onde ninguém vai” – Humildade e Profecia, um legado do Fundador aos seus continuadores, entre os quais se encontram os jovens Focos de Esperança.

Na Igreja, o novo ano pastoral arranca com o Sínodo dos Bispos “Os Jovens, a fé e o discernimento Vocacional”, a realizar durante o mês de outubro no Vaticano, e as suas conclusões estarão na “preocupação e missão" dos Jovens Focos de Esperança.

Um compromisso missionário neste novo ano pastoral que os Jovens Focos de Esperança querem “como expressão de uma fé incarnada, confessada e testemunhada”.

O arranque do novo ano pastoral para o movimento juvenil Focos de Esperança, decorrerá em Casegas, terra natal de monsenhor Alves Brás, fundador da Família Blasiana, de 5 a 7 de outubro.

 

 

 

Quinta, 30 de Agosto de 2018