«A boa política está ao serviço da paz» é o tema para o Dia Mundial da Paz

«A boa política está ao serviço da paz» é o tema para o Dia Mundial da Paz
"A responsabilidade política pertence a cada cidadão, em particular a quem recebeu o mandato de proteger e governar", afirma a nota divulgada pela Santa Sé.

«A boa política está ao serviço da paz» é o tema do Dia Mundial da Paz que se assinala no dia 1 de janeiro de 2019. 

Segundo uma nota divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé “a responsabilidade política pertence a cada cidadão, em particular a quem recebeu o mandato de proteger e governar. Esta missão consiste em salvaguardar o direito e incentivar o diálogo entre os membros da sociedade, entre gerações e culturas”.

O texto adianta ainda que “não há paz sem confiança recíproca e a confiança tem como primeira condição o respeito pela palavra dada” e “o compromisso político, uma das mais altas expressões da caridade, traz a preocupação pelo futuro da vida e do planeta, dos jovens e das crianças, na sua ânsia de realização”.
 

Segundo a nota, “quando o homem é respeitado nos seus direitos, nasce nele o dever de respeitar os direitos dos outros”.
 

“Os direitos e os deveres do homem aumentam a consciência de pertencer a uma mesma comunidade, com os outros e com Deus. Somos, portanto, chamados a defender e a anunciar a paz como uma boa notícia de um futuro onde cada pessoa seja considerada na sua dignidade e nos seus direitos”, conclui a nota que lança o tema da 52ª Jornada Mundial da Paz. 

 

Terça, 6 de Novembro de 2018