Jornadas das Comunicações Sociais focadas no poder da imagem

Jornadas das Comunicações Sociais focadas no poder da imagem
A comunicação pela imagem, onde a rede social Instagram assume “um impacto crescente no ambiente digital”, vai estar no centro das Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais.

A comunicação pela imagem vai estar no centro da reflexão das Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais que vão decorrer nos dias 26 e 27 de setembro, na Domus Carmeli, em Fátima. 

Organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e pela Rede Mundial de Oração pelo Papa, estas jornadas pretendem “perceber”, este ano, “as estratégias de pessoas, marcas e produtos, na utilização da imagem e analisar o seu alcance na comunicação”, escreve D. João Lavrador na carta convite dirigida a todos o interessados.  

Para o  Presidente da Comissão Episcopal Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais a comunicação pela imagem é cada vez mais relevante, onde a rede social Instagram assume “um impacto crescente no ambiente digital”. 

Procurando acentuar, em cada ano, a dimensão prática destas jornadas,  as entidades organizadoras propõem este ano uma formação sobre o Instagram “não apenas teorizando, mas criando conteúdos nessa rede social”, escreve D. João Lavrador. 

Os responsáveis pela iniciativa acreditam “que  vai ser mais uma ocasião para um bom encontro, para partilharmos projetos e desafios e descobrirmos novas e interessantes formas de comunicar através das redes digitais”.

O programa inclui reflexões sobre os desafios da comunicação da Igreja aos jovens, estratégias de comunicação de eventos, marcas e pessoas e como usar o Instagram na comunicação de uma instituição eclesial.

A conferência inicial, ‘Imagem - Um canal de comunicação com o homem da era digital’, é proferida por monsenhor Lucio Adrian Ruiz, secretário do Dicastério para a Comunicação (Santa Sé).

Na tarde de quinta-feira, o primeiro painel debate sobre ‘Comunicar um evento, um produto, uma pessoa, com a participação de Ricardo Florêncio, responsável da comunicação do Rock in Rio, e de Fábio Lopes, conhecido como Conguito, locutor na Rádio Mega Hits.

‘Comunicar na era da convergência multimédia’ e ‘Comunicar no Instagram’ são os temas que encerram o primeiro dia de trabalhos.

A sexta-feira começa com uma conferência sobre ‘Instagram: a influência e o poder da imagem - Estratégias e Práticas’, por Paulo Salgado, docente da Universidade do Minho, antes da elaboração das conclusões.

Acrescentando uma vertente mais prática às Jornadas, o programa prevê, na tarde de sexta-feira, 27 de setembro, dois workshops sobre Design de comunicação de eventos (cartazes, posts para várias Redes Sociais) e captação e elaboração de pequenos vídeos institucionais, breves declarações ou entrevistas.

O encontro destina-se comunicadores católicos e outros interessados; o programa das Jornadas de Comunicação assim como os formulários para inscrição estão  disponíveis em www.ecclesia.pt/jornadas2019.

Segunda, 29 de Julho de 2019