Levanta-te! Vamos... o convite é do grupo juvenil Focos de Esperança

Levanta-te! Vamos... o convite é do grupo juvenil Focos de Esperança
Plano Pastoral 2019-2020 dos jovens Focos de Esperança marcado pela preparação para a JMJ. Será apresentado em Fátima no lançamento do novo Ano Pastoral a 19 de outubro.

Levanta-te! Vamos ... é o tema que irá dinamizar o grupo de jovens Foscos de Esperança/Juventude Blasiana no 1º ano de preparação que antecede a realização das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em 2022.
 

Ir pressupõe“abandonar o que nos prende”. Este é o grande desafio e o grande objetivo da vivência deste ano.Só partimos se temos a coragem de abandonar o que nos prende, de testemunhar a alegria da fé, de ser de Deus, de ser diligente face às necessidades dos outros e de cooperar na construção de um mundo mais habitável e mais humano”, afirmam as responsáveis pela Pastoral JuVocacional do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, ao qual este grupo juvenil está ligado. 

 

Seguindo a temática escolhida pelo Papa Francisco para a vivência dos próximos três anos que servirão de preparação para a JMJ, a realizar em Lisboa em 2022, os Jovens Focos de Esperança estão de olhos postos em Maria.  Querem aceitar o convite de Francisco e “sair do sofá” para serem evangelizadores com Maria e irem ao encontro de quem mais precisa levando Jesus aos outros através do seu testemunho.

 

Os temas escolhidos para as JMJ 2020-2022 são um convite aos jovens a ‘levantar-se’, a apressar-se para viver o chamamento do Senhor e para anunciar a Boa Notícia, assim como Maria o fez depois de ter pronunciado o seu ‘aqui estou’.  
 

A passagem do Evangelho de São Lucas Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1,39) é o lema das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) a realizar em Lisboa em 2022.  

Em 2020,
a celebração da JMJ acontece a nível diocesano, nas várias comunidades católicas, no Domingo de Ramos (5 de abril) e o tema escolhido pelo Papa Francisco é ‘Jovem, eu te digo, levanta-te!’ (Lc 7, 14).

 

Para 2021, com celebração igualmente a nível diocesano (28 de março), a proposta é a passagem do livro bíblico dos Atos dos Apóstolos relativa à conversão de São Paulo: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26, 16).

 

Ao longo do ano, os jovens Focos de Esperança querem estar envolvidos nas dinâmicas de toda a Família Blasiana bem como da Pastoral Juvenil a nível nacional. Querem ser promotores de esperança, nomeadamente o cuidado com a ‘casa comum’, a solidariedade junto de famílias, idosos e outras pessoas mais fragilizadas.

 

A nível interno estão apostados na expansão do movimento a outras paróquias e dioceses e no apoio aos grupos já existentes segundo a estratégia dos “3 ps”: pouco, pequeno e possível. 

 

O lançamento do novo Ano Pastoral vai decorrer no próximo dia 19 de outubro, em Fátima e no dia seguinte os jovens Focos de Esperança integrarão a Peregrinação Nacional que encerrará o Ano Missionário.
 

Plano Pastoral 2019-2020 dos Focos de Esperança

Terça, 10 de Setembro de 2019