Como entreter as crianças em casa

Como entreter as crianças em casa
Com as escolas, creches, jardins de infância e ATL´s fechados desde o dia 16 de março, os pais dão largas à imaginação para entreter os mais jovens. Damos uma ajuda.

Com as escolas, creches, jardins de infância e ATL´s  fechados desde o dia 16 de março,  os pais dão largas à imaginação para entreter os mais jovens. É provável que já se tenha tentado tudo e as ideias comecem a escassear. De qualquer forma, estabelecer rotinas que integrem as crianças poderá aliviar um pouco o dia a dia dos pais. Deixamos algumas ideias.

Cozinhar
Com a família toda em casa, todos os dias é necessário preparar as refeições. Partilhe esta tarefa com os seus filhos. Atribua funções a cada um: partir ou descascar ovos, cortar salsichas, partir massa, temperar carne, medir ingredientes, lavar os legumes, etc. 

Tarefas de casa
Crie nos seus filhos responsabilidades. Todos os dias há camas para fazer, pó para limpar e migalhas para varrer. Consoante as idades, muitas destas tarefas precisam de acompanhamento, mas a rotina trará autonomia.

Brinquedos
Já não se adequam à sua faixa etária? Já perdeu o interesse por eles? Está na altura de selecionar e guardar esses brinquedos para mais tarde oferecer a uma instituição onde possam fazer a alegria de outras crianças. 


Exercício físico
O exercício é essencial para o bem estar físico mas também psíquico. E quando se devem limitar as saídas de casa ao mínimo, há que ter criatividade para por toda a família a mexer. Pode colocar as músicas que as crianças mais gostam e dançar. Ou pode ir mais longe e atrever-se no karaoke. Uns membros da família cantam e outros dançam.

Desenhar e pintar
Por estes dias, por precaução, muitas crianças vivem afastadas dos avós. Uma boa altura para desenhar e pintar verdadeiras obras de arte que farão as delícias dos avós quando esta pandemia terminar.

Trabalhos manuais
Agora não há desculpa. As famílias não se podem queixar que não têm tempo para pensar nos presentes do Natal. Como se adivinham tempos menos fáceis, em termos económicos, esta será uma boa oportunidade para “fabricar” as próximas prendas de Natal. 

Lego
Numa época em que o entretenimento digital conquista os mais novos, porque não deixar de lado os tablets e telemóveis e sentir nas mãos as peças do velhinho mas sempre renovado Lego?  No faz e refaz constroem-se mundos imaginários que ajudam a manter ativa a mente das crianças.

Olhar pela janela
O mundo que se avista da janela tem vida própria e muda a cada momento. Basta estar atento ao pássaro que canta na árvore em frente, o cão que corre em busca da bola lançada pelo dono ou o gato na varanda da vizinha que não para de se lavar. 

Oração
São necessários apenas alguns momentos. Para pedir, para agradecer, para homenagear, para lembrar.  Em família, todos juntos, estabelecer momentos de oração, de meditação onde as crianças tenham consciência da importância do ser família e do papel de Deus na vida de cada um.

Quarta, 25 de Março de 2020