Covid-19: Conheça os apoios à família na sua autarquia

Covid-19: Conheça os apoios à família na sua autarquia
Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis disponibiliza online o levantamentos das medidas excecionais de apoio à família.

Se não sabe que apoios a sua Câmara Municipal tem para as famílias nesta fase difícil por causa da COVID-19, tem uma página de internet que pode ajudar. O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, disponibiliza online o levantamento das medidas excecionais de apoio à família. Na página http://www.observatorioafr.org/covid.asp, pode escolher o distrito e o concelho. Depois é só ler.

O Observatório pediu informações aos municípios a partir de 13 de abril. Muitos responderam e no site serão integradas as respostas que entretanto surgirem, garante em comunicado.

Isabel Santos, coordenadora do OAFR, explica que «o conjunto de medidas é muito diversificado e reflete o esforço de readaptação das autarquias». Os apoios mais frequentes dizem respeito à «reanálise imediata dos rendimentos familiares para efeitos de atribuição de apoios sociais, o fornecimento de refeições aos alunos do 1.º escalão em regime de take away, as linhas de Apoio Social para pessoas em situação de isolamento e sem qualquer suporte familiar (em especial para a população idosa) e o apoio domiciliário ao nível de bens alimentares, produtos de primeira necessidade e medicamentos». Outras medidas são a «suspensão, aplicação de desconto ou adiamento ao pagamento de rendas das habitações sociais municipais, bem como descontos nos tarifários da água e de resíduos sólidos». Há também autarquias a emprestar computadores e ligação à internet aos alunos e outras a suspender o pagamento de creches e jardins de infância.

«Muitas outras medidas foram aplicadas. No fundo os municípios portugueses deram, nos últimos dois meses, uma forte mostra da sua importância a nível local», afirma Isabel Paula Santos. A coordenadora elogia as medidas que aproximaram municípios das famílias.

Fonte: Família Cristã

 

Sexta, 8 de Maio de 2020